A BTL 2025 chegou ao fim, e o Centro de Portugal voltou…
Para quando uma visita a Oliveira de Frades? Descubra 5 coisas a…
Pela primeira vez a participar na maior feira de turismo nacional, a…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
Correr e aproveitar a paisagem, sempre que a pausa permitir. É, então, um desafio imenso aquele que os corredores vão enfrentar numa nova edição do Montemuro Vertical Run.
Parada de Ester dá o tiro de partida. O topo da Serra de Montemuro terá meta instalada, mais concretamente nas Fragas do In-Ferno. Entre partida e meta há uma montanha para escalar em corrida.
A terceira edição do Montemuro Vertical Run conta com mais de 450 inscritos, dos quais quase 300 são adultos, 34 são caminheiros e 131 vão participar nas corridas jovens.
Os seniores e veteranos vão percorrer 10,2 quilómetros, os juniores terão um percurso de 5,6 quilómetros e há ainda espaço para uma caminhada com percurso total de 5,6 quilómetros. Não há qualquer limite de idade na hora da inscrição.
O primeiro corredor e a primeira corredora receberão um prémio no valor de 500 euros. Os segundos vão ter um prémio de 400 euros. Até ao décimo classificado – masculino e feminino, haverá lugar a uma recompensa monetária.
A prova abrirá espaço ao tema da saúde mental com uma conferência intitulada “Sports & Mental Health”, a realizar no sábado, 1 de julho. Uma palestra que, diz a organização do Montemuro Vertical Run, “é a prova mais importante e que merece a melhor preparação, a saúde mental”.
Em 2021 realizou-se a primeira edição do Montemuro Vertical Run. Nesse evento disputou-se o 23º Campeonato Nacional de Corrida de Montanha da Federação Portuguesa de Atletismo. Um ano mais tarde, o Montemuro Vertical Run integrou o calendário da Taça do Mundo de Corrida de Montanha. Em 2023, volta a integrar o calendário da prova de nível internacional.
O Castro Daire com nove provas de corrida de montanha no calendário. O (Per)correr Castro Daire volta a 10 de setembro com a Rota das Capelas, em Cujó. Seguem-se o Trail Caminho de Santiago em Aguadelte a 14 de outubro, o Trilho do Varoso em Almofala a 11 de novembro e o Trail Urbano de Castro Daire no dia 1 de dezembro.