Nuno Costa foi um dos 60 elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Viseu que esta manhã de segunda-feira (22 de novembro) recebeu a terceira dose da vacina contra a covid-19. Bombeiro há sete anos, destacou a importância deste reforço.
“Como estou no posto de emergência médica dos bombeiros, acho que é de salutar esta terceira dose, uma vez que estamos constantemente a lidar com os doentes. E já que estamos na linha da frente e estamos cá para as pessoas, penso que também temos que estar na linha da frente neste reforço”, disse.
Nuno Costa, que chegou a estar infetado pelo novo coronavírus ainda antes do aparecimento das vacinas, optou pela co-vacinação e acabou por sair do Centro de Vacinação de Viseu com a terceira dose da vacina contra a covid-19 e a vacina da gripe. “A vacina da gripe acaba por também ser mais um reforço que nos deixa mais confiantes no desempenho das nossas funções”, assegurou.
Bombeiros e profissionais do setor social, nomeadamente das estruturas residenciais para idosos (ERPI), começaram hoje a receber a terceira dose e, para alguns casos, também a da gripe. Sendo que estão a ser inoculados apenas os elementos que prestam cuidados diretos e não com funções administrativas.
No Centro de Vacinação de Viseu mais de 70 bombeiros, entre voluntários e sapadores, foram vacinados esta manhã. Rui Leitão, comandante dos bombeiros voluntários, disse congratular-se com a decisão de incluir os bombeiros nos setores prioritários.
“É com bastante agrado que vejo que os bombeiros foram incluídos na prioridade da terceira dose, uma vez que nas outras fomos considerados segundo e terceiro plano. É de extrema importância, porque tal como outras forças andamos na linha da frente”.
Rui Leitão destacou ainda a importância deste reforço, sobretudo numa altura em que está a aumentar o transporte de doentes covid. “Nestas últimas duas/três semanas têm-se verificado um aumento drástico de transporte de doentes com covid-19 e, como é óbvio, isto vem trazer uma maior segurança aos operacionais que desempenham função no pré-hospitalar e em outros serviços”, disse.
Maria Albernaz, enfermeira e coordenadora do centro de vacinação, disse que esperam vacinar, até ao próximo dia 29, milhares de bombeiros, profissionais do setor social e da saúde.
“Hoje arranca uma parte da terceira fase, que prevê a vacinação dos bombeiros, funcionários das ERPI e profissionais de saúde privados e públicos. São grupos que lidam com muitas pessoas, são focos de contágio e convém que estejam protegidos. O processo começa hoje e espera-se que até dia 29 tenhamos a vacinação completa”, concluiu.