No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A região de Viseu registou, pelo menos, mais 118 casos confirmados de Covid-19 nas últimas horas.
Os contágios têm vindo a diminuir acentuadamente no distrito ao longo dos últimos dias. Ontem (segunda-feira, 14 de fevereiro), foram registados 199 infetados.
Esta terça-feira (dia 15), Lamego teve mais 51 casos, tendo hoje 496 ativos. O concelho reportou ainda mais 171 recuperados.
Já Mangualde teve 37 infetados, com 507 casos ativos, enquanto Nelas teve 13 contagiados.
Penalva do Castelo registou 10 casos e também mais 16 recuperados. Carregal do Sal teve mais cinco infetados e oito curados da Covid. Por fim, Sernancelhe teve apenas dois casos.
Em Viseu, a incidência ronda hoje os 4.949 casos por 100 mil habitantes. Ontem, houve 187 novos infetados na cidade.
Já no Hospital, estão internadas 77 pessoas, das quais 75 na enfermaria e dois nos cuidados intensivos. Foram registadas mais duas mortes por Covid-19 nas últimas horas. Também houve registo de mais 18 altas e seis admissões de novos doentes.
O diretor clínico do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Eduardo Melo, explicou que, apesar dos casos já estarem a baixar, isso ainda não se sentiu no serviço de urgência do Hospital, destacando que no último fim de semana houve um pico com mais de 90 doentes.
“Primeiro desce na comunidade e só uma ou duas semanas depois é que se nota a diminuição da pressão sobre o hospital, porque as pessoas vêm muitas vezes já descompensadas, alguns dias depois do inicio da infeção. A transmissão está a reduzir e o nível de incidência, mas nas urgências ainda não tivemos uma redução de casos, continuamos a ter cerca de 30 a 40 todos os dias, no atendimento ao adulto e o mesmo número no atendimento pediátrico”, disse.
Desde o início da pandemia, o distrito de Viseu teve um total de 58.984 infeções, 710 mortos e 45.233 recuperados, com 3.227 casos ativos.
Já Portugal registou 18.135 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 55 mortes associadas à Covid-19 e uma diminuição dos internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo o boletim epidemiológico diário, hoje estão internadas 2.270 pessoas, menos 94 do que na segunda-feira, enquanto nas unidades de cuidados intensivos estão 147 pessoas, menos uma, embora nem todos os internamentos se devam à Covid-19, podendo ser motivados por outras patologias apesar da existência de infeção com SARS-CoV-2.
O número de casos ativos diminuiu hoje para 536.835, menos 12.032 do que na segunda-feira, e nas últimas 24 horas foram dadas como recuperadas 30.112 pessoas para um total de 2.554.403.
Também o autoagendamento para administração da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas crianças dos 5 aos 11 anos foi aberto hoje.
O processo de vacinação decorrerá “no sábado, dia 19 de fevereiro, na parte da manhã, no local mais conveniente, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes”, adiantam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde em comunicado.
Em simultâneo, irá decorrer a administração de segundas doses pediátricas a crianças elegíveis a quem não tenha sido possível administrar a vacina nos dias 5 e 6 de fevereiro, sendo que, neste caso, o agendamento é feito centralmente através de SMS (número 2424).