No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Até ao final do dia de segunda-feira (25 outubro), a terceira dose da vacina contra a Covid-19 já tinham sido administrada a 5274 utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Dão – Lafões.
Nesta fase, estão a ser vacinadas as pessoas acima dos 65 anos, sendo que os utentes com 80 ou mais anos e utentes em estruturas residenciais para pessoas idosas (erpi), como lares ou cuidados continuados, foram a prioridade. Segundo Rita Figueiredo, da direção do AceS Dão Lafões, a vacinação nestas estruturas “em princípio, termina esta semana, exceto algumas situações que não têm sido reportadas”.
Vão continuar a ser inoculadas as pessoas acima dos 65 anos, mantendo a prevalência aos utentes mais velhos, que serão chamados por convocatória gerada automaticamente pelos serviços do Ministério da Saúde. Contudo, “por se tratarem de utentes que possam não ter acesso a meios eletrónicos, deverão ser contactados por outras vias”, destacou a responsável.
Reposição da vacina da gripe nos próximos dias
Já a vacina da gripe, segundo Rita Figueiredo, tem sido administrada consoante “a quantidade que tem sido disponibilizada”, tendo já chegado aos utentes das erpi.
A ideia, “se houver vacinas disponíveis e se o doente assim o quiser, é que haja coadministração das vacinas – gripe e covid-19 – sempre que o utente seja elegível”, explicou. “Entre esta e a próxima semana deverão chegar mais vacinas da gripe”, concluiu Rita Figueiredo.
Pavilhão Multiusos em Viseu mantém-se no apoio à vacinação
O pavilhão Multiusos, em Viseu, vai continuar em funcionamento “para administração da vacina da gripe, terceira dose da vacina contra a Covid, e vacinação de todos os que, entretanto, ainda aderirem à vacinação contra a Covid”, afirmou.