No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O presidente da delegação de Viseu da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Jorge Loureiro, diz que a cidade é um exemplo nacional na testagem à Covid-19.
A afirmação foi dita no dia em que já abriu o quarto centro de testagem ao novo coronavírus, situado junto ao Parque Aquilino Ribeiro e à Escola Alves Martins.
O concelho tem hoje três outros centros de testagem massiva, situados em Jugueiros, no Rossio e no recinto da Feira de S. Mateus.
Em declarações ao Jornal do Centro, Jorge Loureiro diz que todos “devemos estar orgulhosos do serviço que temos”. “Quem dera uma cidade de grande dimensão ter esta oferta tão estruturada como temos em Viseu. É mérito de todos aqueles que têm estado a acompanhar este processo como o município, a própria AHRESP, a Proteção Civil e a Polícia, quer a Polícia Municipal como a PSP”, afirma.
O dirigente destaca o centro em regime drive-thru que funciona 24 horas por dia na Feira de S. Mateus.
“A operação do drive-thru é de facto inovadora a nível nacional e tem sido um exemplo seguido e relatado, quer pela sua organização e layout, quer pelo horário alargado com 24 horas, sete dias da semana”, refere Jorge Loureiro.
Ainda assim, o também empresário lamenta que os centros pedonais de testagem não tenham horários mais alargados para que possam estar em linha com a procura, manifestando mesmo “alguma desilusão”.
“Estes centros têm duas realidades distintas com operadores que não são da região e têm menos compromisso com a cidade, que montaram as suas operações mas que praticam horários que achamos que não estão em linha com a procura. Depois há um outro operador que, sendo da cidade e estando mais comprometido, tenta permanentemente melhorar a sua oferta”, diz.
O presidente da AHRESP em Viseu frisa que, nesta altura em que se aproximam as festas da passagem de ano, a necessidade de testar ao novo coronavírus será cada vez maior e irá “acentuar-se”.
O centro de testagem instalado na Avenida Infante D. Henrique funcionará todos os dias úteis entre as 8h00 e as 18h00.
Entretanto, nos três centros já em atividade, realizaram-se na passada terça-feira (dia 28) um total de 1.360 testes, dos quais 87 acusaram positivo. A taxa de positividade ronda os 6,4 por cento numa altura em que Viseu tem uma taxa de incidência de 971 casos por 100 mil habitantes.