No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo de Lamego plantaram sementes e foram sensibilizadas para a preservação das florestas no Dia Internacional das Florestas, que se assinalou esta quinta-feira (21 de março).
Ao mesmo tempo, também foi comemorado o Dia da Árvore. Nos centros escolares de Lamego, foi apresentada uma exposição sobre a importância da proteção das árvores, desafiando os mais novos a tornarem-se agentes de mudança em nome do ambiente.
Em Lamego, também foi organizada a Semana da Árvore, com ações de sensibilização que envolveram o Parque Biológico da Serra das Meadas e a experiência “Sementes com Vida”, dirigida aos alunos do primeiro ano.
A Câmara local também ofereceu kits que aprendem como se processa o ciclo de vida de uma árvore de fruto, desde a semente à planta adulta.
O Dia Internacional das Florestas nas escolas de Lamego mobilizou a Proteção Civil municipal, os sapadores florestais do concelho, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, a PSP e a RIBAFLOR – Associação Florestal das Terras de Ribadouro.
O Dia Internacional das Florestas foi instituído a 30 de novembro de 2012 pelas Nações Unidas, visando defender a gestão sustentável das florestas e de garantir que as gerações futuras continuem a beneficiar dos serviços e produtos derivados de todos os tipos de florestas.
Este ano, as comemorações são dedicadas ao tema: “Florestas e inovação: novas soluções para um mundo melhor”.