A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Hospital Cuf Viseu realizou, pela primeira vez, uma cirurgia de remoção de tumores cerebrais através do nariz. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo e com mais vantagens face à cirurgia convencional: “permite um tempo de internamento mais curto e uma recuperação mais rápida”, diz a unidade hospitalar em comunicado.
Segundo José Marques dos Santos, coordenador de Otorrinolaringologia da Cuf Viseu, “esta técnica cirúrgica, muito minuciosa, apresenta excelentes resultados e baixa morbilidade, comparativamente com a técnica tradicional” até porque não se manipula o cérebro nem os nervos óticos, diminuindo significativamente o risco de complicações durante a cirurgia.
Também Miguel Trigo Carvalho, neurocirurgião da CUF Viseu, acrescenta que “a abordagem endoscópica na cirurgia de hipófise permite uma visualização de qualidade superior das estruturas, o que não só aumenta a segurança desta cirurgia como também permite alcançar melhores resultados”.
Por poucas palavras, é uma cirurgia endoscópica transesfenoidal que consiste na utilização de um “tubo fino com fibra óptica que permite obter imagens com elevada definição para analisar o interior do corpo – que possibilita o acesso, através das narinas, ao tumor localizado no cérebro e assim removê-lo”, explica o hospital, frisando que só pode ser realizada em centros cirúrgicos com tecnologia adequada.
A aposta na criação de condições para o desenvolvimento da unidade hospitalar tem sido um dos objetivos da Cuf Viseu.