Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Numa altura em que as férias e o período de descanso são mais que merecidos, apresentamos sete sugestões cinematográficas e outras sete musicais – uma para cada dia da semana, dedicando o último dia a um tema especial: o bom português.
Relativamente à sétima arte, as nossas propostas refletem vários géneros, desde a comédia ao terror, proporcionando viagens emocionais distintas.
Segunda – The Nice Guys
Contratado por uma funcionária do Departamento de Justiça dos EUA para investigar a localização da sua filha, o detetive Jackson Healy, habituado a resolver questões à força, conta com a colaboração de Holland March, um detetive com uma personalidade particular. O filme toma lugar em Los Angeles nos anos 70.
Género: Comédia
Terça – Inception
Dom Cobb, um talentoso ladrão, rouba segredos e ideias diretamente das suas mentes, durante o estado em que a consciência é mais vulnerável – o sonho. É uma das pessoas mais influentes no mundo de espionagem empresarial, fazendo dele um fugitivo internacional. Agora foi-lhe oferecida uma oportunidade para se redimir: em vez do assalto perfeito, instalar uma ideia na mente de alguém.
Género: Ficção Científica
Quarta – The Lake House
Kate Forster, uma médica solitária que morava numa casa à beira de um lago, começa a trocar cartas de amor com o novo proprietário, Alex, um arquiteto frustrado. Este relacionamento escrito ocorre no mesmo dia, mas com dois anos de diferença. Assim, ambos resolvem desafiar o tempo e tentam descobrir qual é o mistério atrás do incrível romance deles
Género: Drama / Romance
Quinta – Tropa de Elite
Neste filme é retratada a violência nas favelas do Rio de Janeiro, contada a partir de histórias verídicas de 12 membros antigos da força de elite BOPE (Batalhão de Operações Especiais) de combate ao narcotráfico. O filme foi vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim.
Género: Ação / Drama
Sexta – Evil Dead (2013)
Um remake do filme original de 1981, este filme de terror combina a emoção e a “sanguinolência” necessárias para arrepiar. Passado numa cabana na floresta, um livro antigo, descoberto num porão transformado num altar rodeado de animais mumificados, traz consequências devastadoras para um grupo de amigos.
É de realçar que alguns países chegaram a banir este filme devido às suas cenas gráficas.
Género: Terror / Thriller
Sábado – Mad Max: Fury Road
Num mundo pós-apocalíptico, Max Rockatansky, perseguido pelo seu passado, acredita que a melhor forma de sobreviver é não depender de ninguém, porém, depois de ser capturado pelo tirano Immortan e os seus “rebeldes”, Max vê-se no meio de uma guerra mortal iniciada pela Imperatriz Furiosa, dando início a uma impiedosa e implacável guerra na estrada.
Considerado “um completo caos orquestrado”, este filme retrata um mundo onde são desafiados os limites emocionais, físicos e mentais.
Género: Ação / Aventura
Domingo – Alice
Realizado e argumentado por Marco Martins, estreado em 2005, “Alice” é um filme que relata o sofrimento de um casal cuja filha desaparece sem deixar rasto.
Mário, o seu pai, embarca numa viagem repetitiva, percorrendo o mesmo percurso desde o seu desaparecimento, levando-o a instalar uma série de câmaras de vídeo que registam o movimento das ruas, na esperança de a encontrar.
Considerado um dos melhores filmes portugueses, críticas aplaudem a ousadia da realização de algum diferente na cinematografia portuguesa.
Género: Drama
No que diz respeito à música, uma forma de arte mundialmente acarinhada, apresentamos, ao longo da semana, alguns álbuns que marcaram gerações, representando a evolução ao longo das décadas, à exceção de domingo, onde damos a conhecer uma banda portuguesa, uma banda viseense.
Segunda – 1950
Em 1958 é lançado um álbum com o intuito de ser uma “viagem musical pelo mundo”.
Frank Sinatra, considerado por muitos o rei do Jazz, do Blues e do Swing, dá-nos a conhecer “Come fly with me”, um álbum composto por 12 faixas onde o intérprete reflete as emoções que sente em diferentes cidades.
Terça – 1960
Transformando a indústria musical face ao mundo do rock, “Please, please me”, o primeiro álbum dos “The Beatles” com menos de 40 minutos, divididos em 14 músicas, veio confirmar o sucesso que a banda já estaria a alcançar com os seus primeiros singles.
Críticos consideram uma “verdadeira revolução cultural”.
Quarta – 1970
Distante da realidade, o grupo “Eagles” decidiram apresentar-nos um álbum onde olham para si e retratam a realidade que rodeava os cinco músicos, que se uniram à procura da “fama e fortuna na ‘terra prometida’, Califórnia”.
Com um álbum musicalmente mais amadurecido, onde rock e country se complementam, o grupo torna-se, na nossa opinião, um ícone dos anos 70.
Quinta – 1980
“De uma junção entre os aspetos mais grotescos da sociedade e a natural evolução do ser humano, nasce ‘Appetite for Destruction”’, referem críticas.
Este foi o primeiro álbum daquela que se iria tornar uma das melhores bandas de rock de sempre – os “Guns n’ Roses” -, estabelecendo uma conexão com todos aqueles que se sentiram e/ou sentem desiludidos com a vida.
Sexta – 1990
Com um dos álbuns mais importantes dos anos 90, “Nevermind” dos “Nirvana”, o mundo foi “infetado pela febre” do grunge. Um álbum com tanto sucesso que acabou por superar os “Guns n’ Roses”, os “Metallica” e o Michael Jackson.
Sábado – 2000
“Dona de uma voz única e incomparável”, Amy Winehouse, influenciada pelo soul e blues, apresenta-nos um álbum inspirado na relação conturbada da própria, revelando histórias íntimas e amargas.
Domingo – Viseu
Demonstrando um pouco do talento escondido de Viseu, damos a conhecer os “Meaning to Crack”, inspirados no Rock Alternativo e Indie e juntos desde 2018, é a nova banda de Viseu que se estreou, em 2020, com o seu álbum homónimo “Meaning to Crack”.
Atualmente, a banda tem como editora a “CD Baby”.