academico penafiel 2026
Musician with a guitar
ecopista_do_dao_vai_ter_ligacao_a_futura_ecovia_do_mondego_4a
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Tony-Carreirajpg
5
viajar
Home » Notícias » Diário » Deputados de Viseu divididos na votação de novo diploma da eutanásia

Deputados de Viseu divididos na votação de novo diploma da eutanásia

pub
 Lamego apoia sapadores florestais em mais de 67 mil euros
05.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Lamego apoia sapadores florestais em mais de 67 mil euros
05.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Deputados de Viseu divididos na votação de novo diploma da eutanásia

Só dois deputados eleitos por Viseu votaram esta sexta-feira (5 de novembro) a favor do novo diploma que prevê a legalização da eutanásia no Parlamento.

Todos os deputados do PSD do distrito votaram contra, assim como a parlamentar socialista Maria da Graça Reis. Também no PS, João Azevedo absteve-se enquanto Lúcia Silva e José Rui Cruz aprovaram a morte medicamente assistida.

O diploma acabou por ter luz verde em cenário de pré-dissolução da Assembleia da República. O PS e o PSD deram liberdade de voto aos deputados.

Ao Jornal do Centro, o deputado social-democrata Pedro Alves justificou o voto contra pela defesa da vida e pela consciência individual.

“Não havia nenhum sentido orientado de voto e, por isso, cada um votou de acordo com as suas convicções nesta matéria. No meu caso e penso que também no dos meus colegas, este voto deve-se à defesa da vida de uma forma intransigente e porque não estão esgotadas todas as condições para dar dignidade na defesa da vida humana”, explica.

Pedro Alves defende ainda que o Estado deve garantir a qualidade de resposta na prestação dos cuidados, nomeadamente nos cuidados paliativos. Já o socialista João Azevedo diz que se absteve “por razões muito pessoais”.

“É um voto de consciência e temos a liberdade para o poder fazer. Naturalmente, tomei a decisão deste voto que já aconteceu na primeira discussão sobre esta temática. Por coerência, voltei a ter o mesmo sentido de voto”, frisa o deputado.

A favor da eutanásia votaram os socialistas José Rui Cruz e Lúcia Silva, que defendeu que “cada cidadão tem o direito de escolher e ter a sua liberdade para escolher”.

A deputada realça que o processo da eutanásia é complexo e não depende apenas da decisão do utente. “A morte assistida é um processo que inclui vários momentos com várias equipas com várias fases e procedimentos devidamente acompanhados”, explica.

A eutanásia foi aprovada no Parlamento com 138 votos a favor, incluindo de grande parte da bancada do PS, do Bloco de Esquerda, do PAN, do PEV, do Iniciativa Liberal e das deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues, bem como de 13 deputados do PSD.

O CDS, o PCP e o Chega votaram contra esta nova versão do decreto, que acolheu várias propostas de alteração para expurgar as inconstitucionalidades da lei inicial vetada pelo Presidente da República.

pub
 Lamego apoia sapadores florestais em mais de 67 mil euros

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Lamego apoia sapadores florestais em mais de 67 mil euros

Notícias relacionadas

Procurar