fatima teles BE
zé mágico palácio do gelo
casa_da_cultura_santa_comba_dao_img61b9b59538896
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miguel martins cdu ofrades
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Colunistas » Desafios do frio para a pele

Desafios do frio para a pele

 Desafios do frio para a pele - Jornal do Centro
07.02.25
partilhar
 Desafios do frio para a pele - Jornal do Centro

por
Raquel Cardoso

A pele, que constitui o revestimento externo do nosso corpo, o seu maior órgão, tem diversas funções que contribuem para o seu equilíbrio. Destaca-se como barreira cutânea na proteção contra fatores externos, na regulação da temperatura corporal, na autorreparação, no suporte imunológico, na sensibilidade e no reforço da identidade individual.

Será que a sua função barreira poderá estar comprometida pelo frio? Já reparou se a sua pele se altera no inverno? 

O frio pode trazer desafios para a pele devido à combinação de fatores como as baixas temperaturas, baixa humidade e a exposição ao vento. Pode ainda contribuir a variação térmica condicionada pelas casas aquecidas em relação à temperatura exterior. O hábito dos banhos prolongados com água muito quente podem causar também a sua desidratação. A pele irá apresentar-se seca, áspera, descamativa, enrugada. Pode tornar-se irritada, com aumento da sensibilidade e fissuras, sobretudo nas zonas mais expostas como na face, lábios e mãos.

O frio pode ainda levar ao agravamento de doenças pré-existentes como eczema e dermatite atópica e acelerar o envelhecimento cutâneo.

Como podemos proteger a nossa pele?

Existem alguns hábitos que podem ajudar a preservar a nossa pele, como recorrer ao uso de produtos suaves na higiene e evitar banhos quentes e prolongados que intensificam a desidratação pela remoção do manto lipídico da pele.

Não descurar também a necessária hidratação diária de toda a pele com emolientes (hidratantes) ricos em ingredientes como ceramidas, manteiga de karité. O uso de creme hidratante labial é essencial para proteger a agressão aos lábios provocada pelo frio, assim como o uso de protetor solar SFP 50 nas zonas expostas de forma regular para evitar o dano solar.

O vestuário pode ser um outro aliado no cuidado com a pele no tempo mais frio, pelo que deverá utilizar roupa protetora adequada, nomeadamente luvas, cachecóis, gorros e casacos quentes.

A nível da alimentação, deverá reforçar a ingestão de líquidos para manter a pele hidratada.

Adotar e manter uma rotina de cuidados é essencial para proteger a pele nesta época, prevenindo a sua desidratação e envelhecimento cutâneo. Em caso de dúvida ou se a sua pele apresentar alterações persistentes, é sempre aconselhável consultar um dermatologista.

Raquel Cardoso, dermatologista no Hospital CUF Viseu

 Desafios do frio para a pele - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Desafios do frio para a pele - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar