No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Ribeira das Hortas, em Santa Comba Dão, continua a receber descargas poluentes.
A denúncia foi feita pelo Bloco de Esquerda, que diz que as descargas estão a causar cheiros a esgoto e a incomodar os habitantes.
A situação decorre desde julho, mas este não é o primeiro caso do género. A Ribeira das Hortas já sofria de descargas há pelo menos dez anos.
Em declarações ao Jornal do Centro, o porta-voz Diego Garcia diz que o alerta foi dado pela população e que os casos de poluição “já são contínuos há muitos anos”. “A Ribeira sofre de um problema grave. Deslocámo-nos ao estacionamento dos Patos, no centro da cidade, e vimos que os efluentes provinham de obras que estão a decorrer na Ribeira”, afirma.
Diego Garcia acrescenta que a contaminação das descargas atinge a levada de água que abastece os campos agrícolas de alguns moradores, que a utilizam para a rega. O bloquista fala de “um grande problema de saúde pública porque as pessoas estão a levar com a ribeira completamente poluída e não podem utilizar a água”.
Segundo o porta-voz, as descargas passam pela antiga Escola Profissional de Santa Comba Dão e terminam no rio Dão, junto à capela da Nossa Senhora da Ponte.
O Bloco garantiu ainda que irá alertar as entidades competentes, nomeadamente a Câmara Municipal, com o objetivo de resolver o problema.
O Jornal do Centro tentou obter mais esclarecimentos junto do presidente da autarquia, Leonel Gouveia.