Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
As portagens em todas as autoestradas nacionais deverão subir em 2024. Mas, apesar do aumento, as ex-SCUT do interior, nas quais se incluem a A24 e a A25 – que atravessam o distrito de Viseu –, vão ter um desconto de 30 por cento.
A decisão tinha sido tomada pelo Governo no final de setembro. Na altura, a ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, justificou a medida Portagens na A24 e A25 vão baixar 30 por cento, anunciou Governo. De acordo com o anunciado na altura, os descontos entram em vigor em janeiro e aplicam-se aos veículos de classe 1, 2, 3 e 4, numa medida que deverá custar cerca de 72 milhões de euros aos cofres do Estado.
Em termos nacionais, o preço das portagens deverá subir mais de 2% no próximo ano, em conta com a taxa de inflação registada no mês de outubro. Esse valor foi de 1,94%, tal como confirmado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a que se soma uma compensação às concessionárias na ordem dos 0,1% e que resulta de um acordo firmado no ano passado entre estas operadoras e o Governo.
As concessionárias têm até esta quarta-feira para apresentar à tutela as propostas de preços para 2024. Já o Governo terá um prazo de 30 dias para revelar o valor final da atualização das portagens.
No ano passado, a inflação homóloga no continente superou os 10%, valor que levou o executivo a negociar com as concessionárias uma solução que resultou numa subida do preço das portagens de 4,9% em 2023.
Na ocasião, o então ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, precisou que, além dos 4,9% de aumento suportado pelos utilizadores das autoestradas, uma parte (2,8%) foram da responsabilidade do Estado e sendo o remanescente “até 9,5% ou 10,5%” suportado “pelas concessionárias”.
A solução encontrada há cerca de um ano previa, como compensação do aumento em 2023 ter sido limitado a 4,9%, que as concessionárias pudessem, nos quatro anos seguintes, aumentar em mais 0,1% o valor de atualização das portagens que decorre dos respetivos contratos de concessão.
O distrito de Viseu é servido pela A24, que tem como concessionária a Norscut, e pela A25, gerida pela Ascendi.