Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Colunistas » Eleições Autárquicas 2021 – Mais e melhor investimento no setor social.

Eleições Autárquicas 2021 – Mais e melhor investimento no setor social.

 Eleições Autárquicas 2021 – Mais e melhor investimento no setor social. - Jornal do Centro
20.09.21
partilhar
 Eleições Autárquicas 2021 – Mais e melhor investimento no setor social. - Jornal do Centro

No próximo dia 26 de setembro realizam-se as eleições autárquicas em todo o país. Os eleitos têm como principal objectivo fazer o melhor pela comunidade que representam. As Assembleias Municipais, Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia assumem, cada vez mais, um papel de enorme relevância para o desenvolvimento de uma localidade, nomeadamente nas regiões do interior combatendo assim as tendências para o investimento nos grandes centros ou áreas metroplitanas.

Relativamente ao setor social, este está muito dependente do apoio dos municípios, assim como da mobilização e coordenação que estes implementam no seu território. As Câmaras Municipais não devem apenas disponibilizar dinheiro para os investimentos nas Instituições Sociais. É importante que sejam as principais promotoras das boas práticas para as pessoas mais vulneráveis. É preciso criar mais espaços verdes e de lazer para os idosos e para os cidadãos com mobilidade condicionada. São precisos mais parques infantis. É importante criar mais atividades destinadas aos cidadãos que se encontram em situação de maior fragilidade psicológica. As pessoas com deficiência precisam de mais dinamismo, com programas culturais adequados a este público. É importante que as redes sociais funcionem bem e que não sejam meramente formalidades. Deste “movimento” podem surgir excelentes projetos e iniciativas.

São precisas mais atividades inovadoras, “fora de caixa”, em prol da saúde e do bem estar dos cidadãos mais necessitados, seguindo os bons exemplos de outros países desenvolvidos.

As Câmaras Municipais podem criar projetos ou candidaturas específicas para o desenvolvimento social, com prémios e incentivos para os vencedores, “obrigando” e estimulando as Instituições ou empresas do setor social a criarem novas dinâmicas em benefício daqueles a quem prestam apoio. Defendo que não se deve dar sempre o peixe, mas sim ensinar a pescar, garantindo por esta via a sustentabilidade e afirmação de uma organização.

Os autarcas devem ser ativos, com uma visão estratégica que defenda os interesses de todos o setores de atividade. Que a área social conste sempre na prioridade de um Município.

 Eleições Autárquicas 2021 – Mais e melhor investimento no setor social. - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Eleições Autárquicas 2021 – Mais e melhor investimento no setor social. - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar