Four men in suits applaud during a plaque unveiling outside a white building with an arched window.
Incêndio em Trancoso
House with orange-tiled roof emitting a thick plume of smoke from a nearby hillside fire, with trees and a yellow railing in the foreground.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Em cada canto um abrigo, em cada rosto uma nacionalidade

Em cada canto um abrigo, em cada rosto uma nacionalidade

Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
 ”Grândola, Vila Morena” vai ser cantada na sessão solene do 25 de Abril em Vouzela
26.11.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 ”Grândola, Vila Morena” vai ser cantada na sessão solene do 25 de Abril em Vouzela
26.11.23
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
 Em cada canto um abrigo, em cada rosto uma nacionalidade

Ásia, África, Europa ou América do Sul. São vários os continentes neste momento representados em Viseu. Em busca de melhor qualidade de vida, por uma oferta de emprego, para continuar os estudos ou enquanto refugiados de guerra ou das alterações climáticas, os motivos que levam os imigrantes até Portugal e em especial até Viseu são diversos. Há quem tenha chegado à região de Viseu recentemente, há quem tenha vindo em criança e há inclusive quem tenha nascido cá e, sendo português, tenha ascendência noutro país.

A família de Lu Feng Ye é originária de uma aldeia pobre na China. Em 1985, os seus pais imigraram para Portugal e abriram um restaurante no Vimieiro, em Santa Comba Dão. Em 1990, a família mudou-se para Viseu. Lu Feng Ye lembra-se de ter sido o primeiro rapaz chinês a chegar a Viseu. “Lembro-me que na altura as pessoas até olhavam para mim com espanto porque nunca tinham visto [uma pessoa chinesa] ao vivo”, explicou Lu Feng.

Crescer com duas culturas, como explicou o próprio, foi diferente daquilo que a maioria das pessoas considera normal. “Onde quer que eu fosse as pessoas olhavam para mim porque eu destoava. Quanto mais normal me tratavam, mais contente eu ficava e quando diziam ‘chinesinho’ ou alguma coisa que me fizesse ser diferente dos outros, óbvio que eu enquanto criança ficava um bocadinho sentido, mas nunca nada de grave.” Atualmente, Lu Feng ainda mantém contacto com a avó e com os tios, que continuam a viver na China. Apenas a mãe, contudo, acabou por manter as visitas mais regulares ao país da ásia, hábito este que foi interrompido com a pandemia da Covid-19.

(Para ler mais na edição impressa desta semana do Jornal do Centro)

pub
 ”Grândola, Vila Morena” vai ser cantada na sessão solene do 25 de Abril em Vouzela

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 ”Grândola, Vila Morena” vai ser cantada na sessão solene do 25 de Abril em Vouzela

Notícias relacionadas

Procurar