No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O embaixador da Costa do Marfim em Portugal, Koffi Fana, visitou nos últimos dias alguns concelhos do norte do distrito de Viseu.
O diplomata visitou esta semana os municípios de Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, onde foi recebido pelos respetivos presidentes de câmara. As visitas foram realizadas no âmbito do trabalho diplomático de aproximação a Portugal e aos municípios com grande potencial endógeno, tentando estreitar os laços de cooperação entre a Costa do Marfim e vários municípios da região.
Em Sernancelhe, Koffi Fana e o seu cônsul, Manuel Carvalho, passaram pelo centro histórico da vila e pelo Espaço Empresarial Terra da Castanha. Na Câmara local, o embaixador reuniu-se com o presidente Carlos Santiago para discutir as questões de ordem económica, ambiental, a sustentabilidade e a partilha de conhecimento, numa perspetiva da descoberta de novos mercados.
O mesmo objetivo teve a visita em Tarouca, onde o presidente do município, Valdemar Pereira, “expressou o seu reconhecimento por tão ilustre visita, na certeza de que a visita do Embaixador representa um marco importante para alavancar eventuais futuras parcerias com a Costa do Marfim”, como escreveu em comunicado a Câmara.
A autarquia de Tarouca explicou que a visita representou “um marco importante na troca de experiências e na perspetivação de futuros investimentos das empresas locais” em Costa do Marfim “quer em termos de comercialização de produtos e serviços, quer no desenvolvimento de novos projetos de investimento”. O embaixador prometeu realizar futuramente uma visita com os restantes embaixadores do grupo africano com vista a estabelecer uma “cooperação frutuosa” entre Portugal e os países da África.
Em Tabuaço, a visita diplomática abriu a possibilidade de abertura a novos mercados e uma possível geminação entre o concelho e Costa do Marfim, segundo afirmou a Câmara Municipal. “A aproximação entre os dois territórios é um marco importante para o futuro, abrindo portas a novas experiências e a possíveis tratados de investimentos bilaterais”, escreveu o executivo liderado por Carlos Carvalho em comunicado.