Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A Escola Profissional de Carvalhais, em São Pedro do Sul, recebeu esta segunda-feira (25 de novembro) a visita do novo embaixador de São Tomé e Príncipe, Esterline Género.
A visita visou estreitar as relações entre o estabelecimento de ensino que pertence à Paróquia de Carvalhais e as entidades que em Portugal representam alguns dos alunos da escola que, dos cerca de 150 alunos, perto de 70 por cento vêm de São Tomé e Príncipe.
O embaixador de São Tomé e Príncipe, Esterline Género, diz que a sua visita constituiu uma oportunidade de agradecer pessoalmente à direção da escola o trabalho que tem vindo a desenvolver com os alunos do seu país.
“A minha vinda cá representa, acima de tudo, gratidão, ao informar a escola que o meu Estado de São Tomé e Príncipe é grato pela formação dada aos nossos concidadãos e acreditamos que é a partir daqui que se consegue erguer um país”, disse o diplomata, sublinhando que “a educação é a maior arma que se pode dar a um povo”.
A diretora pedagógica da Escola Profissional de Carvalhais, Paula Jorge, sublinhou que a visita do embaixador de São Tomé e Príncipe contribuiu para “manter as boas relações existentes”, mas também para demonstrar aos próprios alunos que “a escola está atenta às suas necessidades”.
A convite da direção, a comitiva – que também incluiu o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, o bispo de Viseu, D. António Luciano, e o presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo – conheceu as instalações da escola e as oficinas onde são lecionadas as aulas práticas, ouviram os testemunhos de alunos naturais de São Tomé e Príncipe e terminaram a visita com um almoço servido pelos alunos do curso de Restauração Cozinha/Pastelaria.
Já o bispo de Viseu, D. António Luciano, realçou que a Escola Profissional de Carvalhais “ajuda a promover a pessoa humana e a dignificá-la”. “Através da educação e do ensino dá ferramentas aos alunos para depois em adultos poderem lançar as suas próprias empresas e serem formadores de outros jovens”, disse.
O prelado realça ainda o trabalho da Paróquia de Carvalhais, “que tem vários serviços dedicados à pessoa humana, sendo uma mais-valia para a comunidade”.
Sobre esta visita, D. António Luciano disse ter sido “profícua”. “Este encontro traz também luz para perspetivarmos o futuro desta escola, ajudando os nossos jovens a alcançar os seus objetivos. Que esta visita de trabalho e reconhecimento também possa produzir bons frutos”, acrescentou.
A Escola Profissional de Carvalhais conta atualmente com os cursos de Termalismo, Mecatrónica Automóvel, Informática de Gestão, Multimédia, Restauração e Animador Sociocultural.