Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Negócios » Empresa de Mortágua apoia start-ups com projetos para combater cancro

Empresa de Mortágua apoia start-ups com projetos para combater cancro

pub
 Empresa de Mortágua apoia start-ups com projetos para combater cancro - Jornal do Centro
08.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Empresa de Mortágua apoia start-ups com projetos para combater cancro - Jornal do Centro
08.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Empresa de Mortágua apoia start-ups com projetos para combater cancro - Jornal do Centro

A empresa farmacêutica Basi, sediada em Mortágua, anunciou o lançamento do projeto Basi Innov.Bio.Tech, em parceria com a consultora de inovação colaborativa Beta-i.

Segundo refere a empresa em comunicado, a iniciativa pretende ser “um programa de inovação aberta que vem desafiar start-ups de todo o mundo” nos setores farmacêutico e de saúde a unir forças com a Basi “para o desenvolvimento de projetos-piloto capazes de responder aos desafios das áreas de Oncologia e Imunoterapia”.

Segundo a mesma nota, a Basi lembra que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada seis mortes a nível global está relacionada com cancro e que houve 19,3 milhões de novos casos de cancro e 9,9 milhões de mortes em todo o mundo em 2020, sendo que estão previstos 28,4 milhões de novos casos oncológicos até 2040. Já a imunoterapia é o tipo de tratamento que se baseia na manipulação e educação do sistema imune para o combate de doenças.

“Tendo em conta este cenário de elevado impacto social, económico e cientifico”, sublinha a empresa de Mortágua, o programa Basi Innov.Bio.Tech visa potenciar parcerias estratégicas com start-ups inovadoras de todo o mundo que estejam a desenvolver novos medicamentos inovadores.

O programa já arrancou “com o processo de investigação global das soluções, a partir da base de dados da consultora e de pesquisas personalizadas”, sendo que a Beta-i está a selecionar cerca de 15 projetos para conversas exploratórias e de alinhamento com a Basi, a serem realizadas em março, de modo a selecionar até 5 empresas para o projeto Collaboration Design Print que acontece no final do mês.

Desta etapa, sairão as 2 start-ups parceiras para desenvolvimento conjunto de soluções que serão apresentadas em agosto.

A Basi é uma empresa do FHC Group, que emprega mais de 600 colaboradores em Portugal, Espanha e África. A Basi, com sede em Mortágua, é responsável pela investigação, desenvolvimento e produção dos mais de 200 medicamentos no portefólio do grupo.

A diretora de investigação, desenvolvimento e inovação da Basi, Catarina Cardoso, lembra que a empresa e o FHC Group “têm assumido continuamente atividades de R&D (pesquisa e desenvolvimento) como uma área estratégica do grupo, sendo a inovação um pilar importante da sua atividade que permitiu criar um portfólio robusto de medicamentos para necessidades médicas essenciais”.

“Recentemente, concluímos que estamos em posição de participar e investir ativamente em áreas terapêuticas com maior impacto na qualidade de vida das pessoas, como a oncologia e imunoterapia. Com este programa com a Beta-i, focamo-nos nestas duas áreas-chave, na expectativa de encontrar projetos que possam trazer esperança para doentes oncológicos e com doenças autoimunes”, acrescenta a diretora.

A Basi pretende continuar a desenvolver parcerias estratégicas com startups inovadoras que possam emergir do programa Basi Innov.Bio.Tech.

pub
 Empresa de Mortágua apoia start-ups com projetos para combater cancro - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Empresa de Mortágua apoia start-ups com projetos para combater cancro - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar