No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os jogos “a sério” estão quase aí e o Mortágua inicia a época com algumas caras novas. A equipa que vai continuar a contar com Rui Gomes como treinador, subiu a época passada da Divisão de Honra e jogará este ano o Campeonato de Portugal.
O Mortágua não foi apenas campeão distrital como venceu a Taça distrital. A dobradinha dá confiança para esta temporada, numa divisão superior. A equipa do sul do distrito reforçou a defesa com a chegada de Gonçalo Silva. O defesa direito chega do Castro Daire, alinhou em 11 jogos na época passada no Campeonato de Portugal. O Mortágua descreve-o como um atleta que se destaca pela “imponência” e pela “capacidade de desarme”.
Para a baliza, o Mortágua contratou Tomás Alho. O jovem guarda-redes chega da Naval 1893 e estreia-se como sénior na Gandarada. Para a defesa, o Mortágua optou por Afonso Arcanjo que fez praticamente toda a formação na Académica de Coimbra. Para o meio campo, Edu Pinheiro foi um dos escolhidos. Atuou em Canedo na época passada e a qualidade de passe e recuperação de bola são características que o Mortágua viu como fundamentais para o contratar. Também para a posição intermédia, o Mortágua elegeu Rodrigo Bastos que na temporada passada jogou no Moura e no Oleiros. Destaca-se pela visão de jogo e pela experiência no Campeonato de Portugal, diz o Mortágua.
O clube contratou também para a zona central do campo Bernardo Lourenço que vem do Condeixa onde na época transata jogou 19 vezes e marcou 5 golos, destacando-se por ser um médio que faz golo. Com a função de atacar as balizas adversárias foi contratado Mboulou Junior. Vem do Nelas após ter feito em quatro épocas 60 golos. Na última temporada até marcou ao Mortágua, tendo feito, além desse, mais 15 golos em 28 jogos em que alinhou.
Mas nem só de compras se está a fazer o Mortágua 2022/2023. A aposta na experiência de alguns jogadores fez o clube apostar nas renovações. Lucas Vilela continuará a vestir de azul e amarelo. O avançado fez 30 golos em 29 jogos e é uma aposta forte para continuar no ataque da equipa campeã distrital em título. E, lembra a equipa do sul do distrito, Vilela fará a estreia no Campeonato de Portugal pelo Mortágua. Também Jony foi “assegurado” pelo Mortágua que assim garante o jovem avançado, formado no clube, em mais uma temporada.
Ainda para o ataque estão seguros mais dois nomes. Xavi e João Costa mantém-se no leque de escolhas de Rui Gomes que pode também contar com outro nome para o setor mais avançado da equipa: Rafinha renovou também com o clube.
Ainda no ataque, o Mortágua vai continuar a contar com Evgheni. O atleta moldavo jogou Campeonato de Portugal ao serviço do União 1919 e a meio da época mudou-se para o sul do distrito de Viseu. Agora é aposta para esta nova época.
No meio campo, Seidy mantém-se no clube mortaguense e vai já para a quinta época seguida na equipa. Também o médio Sena vai continuar com o símbolo do Mortágua ao peito e vai estrear-se no Campeonato de Portugal pelo clube do sul do distrito. Fez sete golos e conseguiu 4 assistências em 31 jogos na época passada que, recorde-se, acabou com dobradinha para a equipa. Outra das renovações foi a de Stefan que chegando ao Mortágua em 2018 está a um jogo de completar uma centena de jogos pelo clube.
Rui Gomes pode também contar com Manel Ramos. O médio que chegou ao clube na época passada afirmou-se como um dos mais fortes jogadores da equipa e chegou a fazer seis golos em 30 jogos. O jovem Tiago Nunes, conhecido por Bula, que começou a jogar futebol em Mortágua, renovou também com o clube e avança para mais uma época.
No setor defensivo, Ferrão renovou pelo Mortágua. O defesa alinhou em 29 jogos na época passada, impondo-se claramente na equipa. Também João Rodrigues vai ser opção. Em três anos alinhou em mais de 60 jogos. O clube vai também contar com Cláudio. O defesa lateral chegou ao clube na época 2019/2020 e fez já 58 jogos pelo Mortágua. Os adeptos do Mortágua podem respirar de alívio porque o capitão renovou. Miguel Rodrigues vai continuar a representar o clube pela sexta temporada seguida. Também Dani Dias continua às ordens do treinador Rui Gomes. Chegou à baliza do Mortágua na época passada, fez 24 jogos e acompanha agora o clube na subida ao Campeonato de Portugal.
Antes de se estrear no Campeonato de Portugal, o Mortágua vai jogar a primeira eliminatória da Taça de Portugal. O clube vai até São João de Ver. O primeiro jogo no Campeonato de Portugal será em casa, na Gandarada, diante do Loures. Antes disso tem no primeiro fim de semana de setembro o duelo da Supertaça da Associação de Futebol de Viseu.