A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Oito institutos politécnicos da região Centro, incluindo o de Viseu (IPV), formalizaram recentemente uma parceria com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, que reúne instituições de ensino superior do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. A assinatura foi feita na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e contou com a presença de reitores e responsáveis de relações internacionais de ambos os consórcios.
Os politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Tomar e Viseu assumiram um compromisso de estreitar laços com as 14 universidades que integram o COMUNG. Juntas, as instituições contam com mais de 150 mil estudantes no Brasil e 46 mil em Portugal.
O acordo marca o primeiro protocolo internacional do consórcio Erasmuscentro fora da Europa e representa “um passo estratégico na projeção internacional dos institutos politécnicos portugueses e na construção de novas redes de cooperação académica”, realça o IPV.
A parceria visa “fomentar a mobilidade de estudantes, docentes e colaboradores não docentes, promover o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação e inovação, e impulsionar a realização de estágios profissionais em empresas localizadas nas regiões do centro de Portugal e do Rio Grande do Sul, no Brasil”, acrescenta o Politécnico de Viseu.
As mobilidades serão financiadas pelo programa Erasmus+ e devem arrancar este ano. O memorando contempla também o reforço da visibilidade internacional das instituições parceiras, a criação de redes de networking, a participação conjunta em projetos em diversas áreas estratégicas e a articulação de parcerias regionais de interesse comum.
A colaboração nasceu de aproximações iniciadas há cerca de um ano e reforça a aposta comum em projetos de internacionalização e inovação das instituições de ensino superior politécnico da região Centro de Portugal e das 14 universidades que constituem a COMUNG.
Ainda na visita ao Brasil, os representantes portugueses visitaram a Universidade Feevale, a Universidade de Caxias do Sul e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.