Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Santa C. Dão » Escola de Santa Comba Dão requalificada em três meses

Escola de Santa Comba Dão requalificada em três meses

 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
16.11.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
16.11.23
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Escola de Santa Comba Dão requalificada em três meses

A Escola Básica de Santa Comba Dão foi recentemente requalificada em obras que custaram mais de 243 mil euros. A obra de modernização foi concluída em finais de outubro e foi apoiada pelos fundos comunitários, com uma comparticipação de 158 mil euros, anunciou a Câmara Municipa.

Os trabalhos, que contaram com um prazo de execução de três meses, contemplaram a substituição de parapeitos e caixilharia no edifício central e no pavilhão do 5.º ano. As obras também abrangeram o arranjamento do piso envolvente ao edifício central, onde funciona a cantina, a papelaria e o bar, entre outras valências.

“Esta empreitada por lotes concorre para o conforto térmico e eficiência energética deste equipamento escolar que se manteve praticamente inalterado durante cerca de 40 anos”, acrescenta a autarquia de Santa Comba Dão em comunicado. O município acredita que esta requalificação “vai traduzir em melhores condições para toda a comunidade educativa”.

Durante pouco mais de um mês, as aulas decorreram em simultâneo com a realização das obras. A Câmara lembra que foi desenhada uma solução para garantir que as obras provoquem “o mínimo de constrangimentos possível à atividade letiva”.

Além da deslocalização temporária das turmas do 5.º ano para outros pavilhões, foi reorganizada toda a logística associada às refeições e a outros serviços em funcionamento no edifício principal da Escola Básica.

Os alunos foram transportados em autocarros para a cantina da Escola Secundária, onde foi definida uma zona específica para o segundo ciclo, o que “veio a agilizar as refeições e o tempo de transporte entre equipamentos escolares”, frisa a autarquia que está a investir um milhão e meio de euros na educação, excluindo gastos com pessoal, energia, economato, higiene, limpeza e combustível.

As maiores fatias de investimento são ocupadas pelas rendas dos centros escolares Centro e Sul (536 mil euros), refeições (cerca de 400 mil euros) e transportes (315 mil euros), cujos gastos são assumidos praticamente pelo município.

Mais de 600 estudantes utilizam os autocarros para se deslocarem à escola desde o pré-escolar e o primeiro ciclo (onde são realizados circuitos especiais) ao ensino secundário e profissional (onde o transporte é feito em regime de carreira pública, bem como o segundo e terceiro ciclos). Já o serviço de refeições escolares é utilizado por 796 crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.

A Câmara também investe nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) para o primeiro ciclo, no valor de 90 mil euros, e nas Atividades de Animação e Apoio à Família para as crianças do pré-escolar, com 18 mil euros. As atividades de tempos livres, organizadas através do programa Tou de Férias, envolvem um investimento de cerca de 40 mil euros.

No âmbito da promoção do sucesso educativo, a Câmara promove os projetos Santa Comba Dão Educa e o Mudarte, que envolvem um investimento de cerca de 100 mil euros.

No apoio social escolar, estão a ser apoiadas 146 crianças carenciadas do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho.

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar