cartaz sernancelhe summer fusion 25
2110221137004c75ba3f44b972e11e42b3d601c85ef53fb49517
arquivo neve jornal do centro
LOGO PODCAST_ENTRE PORTAS
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo

Em pleno coração de São Pedro do Sul, a aldeia de Covas…

20.03.25

A Farmácia Grão Vasco, em Viseu, vai além da simples dispensa de…

20.03.25

A Criaverde marcou presença na BTL 2025, transformando os stands com decorações…

19.03.25

por
João Martins, CEO Casa com Casa Viseu

 100% Financiamento: Uma boa medida, mas para poucos - Jornal do Centro

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Três instabilizadores - Jornal do Centro
Home » Notícias » Diário » Escola de Vil de Souto (Viseu) vai ser renovada com investimento de 3,4 milhões de euros

Escola de Vil de Souto (Viseu) vai ser renovada com investimento de 3,4 milhões de euros

Obras vão demorar mais de um ano e auto de consignação foi assinado esta segunda-feira

 Escola de Vil de Souto (Viseu) vai ser renovada com investimento de 3,4 milhões de euros - Jornal do Centro
11.02.25
fotografia: Câmara de Viseu
partilhar
 Escola de Vil de Souto (Viseu) vai ser renovada com investimento de 3,4 milhões de euros - Jornal do Centro
11.02.25
Fotografia: Câmara de Viseu
pub
 Escola de Vil de Souto (Viseu) vai ser renovada com investimento de 3,4 milhões de euros - Jornal do Centro

A Escola Básica 2/3 D. Duarte, em Vil de Souto (Viseu), vai ter obras de renovação num investimento previsto de 3,4 milhões de euros, anunciou a autarquia. O auto de consignação foi assinado esta segunda-feira (11 de fevereiro).

Segundo a Câmara de Viseu, a empreitada conta com um prazo previsto de execução de 546 dias (mais de um ano) e com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A obra vai abranger todos os cinco blocos do estabelecimento de ensino, acrescenta a autarquia.

As intervenções previstas incluem a substituição das caixilharias exteriores por novas ventiladas com corte térmico e vidro duplo com proteção ultravioleta e, ainda, a substituição dos estores existentes e do pavimento.

As paredes exteriores dos edifícios também vão ser intervencionadas através da correção das patologias e da melhoria do comportamento térmico. Já a iluminação interior e exterior será substituída por tecnologia LED.

Nos blocos A e B da escola (salas de aula), o pátio central passa a ser um espaço interior coberto que, além de poder ser “crucial na redefinição das entradas nas salas de aula”, também pode servir de local de convívio, explica a Câmara.

No bloco C (apoio às crianças com necessidades educativas especiais), vai ser realizada uma limpeza nas suas divisões, possibilitando que este continue a assumir as suas funções atuais, mas também que seja criada uma nova sala de aula, através da unificação de vários compartimentos.

Também a mobilidade condicionada será tida em conta nesta intervenção com a criação de rampas de acesso, entre as quais uma coberta e outra na sala de convívio, e de um elevador com acesso à sala dos professores.

No bloco D (secretaria, sala dos professores, cantina, biblioteca e outros serviços), a cozinha e o bar serão alvos de uma renovação total. E, no bloco E (pavilhão gimnodesportivo), todas as coberturas em chapa metálica serão substituídas por outras com isolamento em lã de rocha no seu interior. O mesmo acontece com as coberturas planas que vão ser trocadas por uma cobertura em chapa metálica.

A empreitada contempla ainda a remodelação completa das infraestruturas elétricas e a instalação de uma unidade de produção fotovoltaica para autoconsumo.

“Assinalamos um marco muito importante na área da educação no nosso concelho. É apenas o primeiro dia de uma obra que se espera vir a ter um impacto significativo na vida desta comunidade escolar, que merece mais e melhores condições para um ensino de qualidade e um percurso académico de excelência”, disse o presidente da Câmara, Fernando Ruas, na cerimónia de assinatura do auto de consignação.

O autarca falou de “uma intervenção estruturante, de grandes dimensões, que muito me apraz ver avançar, considerando que eu estive presente aquando da construção desta escola”.

O diretor do Agrupamento de Escolas Viseu Norte, Marco Rodrigues, lembrou que esta era uma intervenção “há muito ansiada por todos”. “É uma escola com quase 40 anos que, de facto, estava a precisar de ser intervencionada”, referiu acrescentando que, assim que as obras fiquem concluídas, a comunidade escolar vai “ter uma escola nova, finalmente”.

pub
 Escola de Vil de Souto (Viseu) vai ser renovada com investimento de 3,4 milhões de euros - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Escola de Vil de Souto (Viseu) vai ser renovada com investimento de 3,4 milhões de euros - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar