No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Santa Comba Dão anunciou ter concluído a distribuição no concelho de 21 compostores entregues pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão.
A iniciativa foi feita durante a implementação do projeto “Biobairros – da Terra à Terra”, promovido pelo Fundo Ambiental e pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática.
Os equipamentos tiveram como destinatários escolas e instituições sociais de Santa Comba Dão “enquanto entidades geradoras de resíduos orgânicos objeto de valorização”.
O projeto Biobairros visava promover o aproveitamento de biorresíduos, permitindo a reciclagem na origem dos resíduos que, de outra forma, teriam como destino o aterro sanitário, reduzindo os custos associados à sua recolha, transporte e tratamento e as emissões dos gases com efeito de estufa.
A recolha tornava possível a reciclagem de matérias orgânicas como folhas, hortaliças, restos de folhas e restos de fruta e transformá-las em fertilizante natural para o solo.
O Planalto Beirão, que já entregou compostores em concelhos como Vouzela, Mangualde, Penalva do Castelo, Oliveira do Hospital, Nelas, Sátão, São Pedro do Sul, Gouveia e Vila Nova de Paiva, distribuiu um total de 400 destes materiais pela região.
Os objetivos eram de valorização dos resíduos orgânicos na fonte, através da compostagem doméstica, diminuindo assim a quantidade dos biorresíduos presentes nos resíduos indiferenciados, bem como a promoção da fertilização natural dos solos através da utilização do composto orgânico produzido.