No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Várias escolas do distrito de Viseu foram distinguidas com o galardão Eco-Escolas num evento que teve lugar na passada quarta-feira (dia 12) em Valongo. O programa abrange 37 escolas da região, 16 delas do concelho de Viseu, que foram galardoadas pelo trabalho realizado no último ano letivo.
O Agrupamento de Escolas de Tarouca, a título de exemplo, recebeu o galardão pelo 11.º ano.
A instituição de ensino também recebeu o prémio do Concurso Tetra Pak, através da professora Dina Laranjo, que elaborou o trabalho vencedor “A galinha dos ovos de ouro” com uma turma que está agora no 2.º ano de escolaridade no Centro Escolar de Tarouca.
O Agrupamento refere que se trata de “mais um incentivo a dar continuidade a este projeto de sustentabilidade”.
Mangualde, Vouzela e Viseu estão entre os concelhos representados na cerimónia do projeto Eco-escolas. O Agrupamento de Escolas Viseu Norte (que inclui a Básica Azeredo Perdigão), a Básica de Vouzela e o Agrupamento de Mangualde, entre outras escolas, estiveram presentes e também receberam as respetivas distinções.
Também em Viseu, estão incluídas na lista de escolas distinguidas, o Colégio da Imaculada Conceição, as escolas básicas Aquilino Ribeiro, D. Luís de Loureiro, Infante D. Henrique, Grão Vasco, João de Barros, de Jugueiros, de Mundão e do Viso, as profissionais Profitecla e Projeto Plural, as secundárias Alves Martins, Emídio Navarro e Viriato e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
O galardão reconhece o mérito dos estabelecimentos de ensino na concretização dos objetivos ambientais. Cada escola propõe-se, no início do ano letivo, a cumprir um plano de ação, sendo que, este ano, o mesmo foi alusivo aos temas “Biodiversidade: Preservar e regenerar espaços exteriores”, “Economia Circular” e “Alimentação Saudável e Sustentável”, abordando temas como os resíduos, a água e a energia.
No âmbito desta iniciativa, foram ainda entregues outros prémios a duas escolas do concelho de Viseu. A Escola Secundária de Emídio Navarro conquistou o primeiro prémio no segundo escalão do concurso “Roupas usadas não estão acabadas” e a Escola Básica de Jugueiros ganhou o “Diploma Escola Madrinha”, pelo apoio dado à Escola Básica Aquilino Ribeiro, que implementou o programa Eco-Escolas pela primeira vez em 2021/2022.
A cerimónia do Eco-Escolas reuniu cerca de 2.500 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país.
A Secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental e a Associação Bandeira Azul da Europa atribuíram, a nível nacional, a bandeira verde a 1.898 estabelecimentos escolares de 243 municípios.
O Eco-Escolas está presente em 74 países e visa encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental.
O projeto tem 15 municípios parceiros no distrito de Viseu: Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Sernancelhe, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Tarouca, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.