joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Escuteiros recebem luz da paz esta sexta-feira na Sé de Viseu

Escuteiros recebem luz da paz esta sexta-feira na Sé de Viseu

Cerimónia junta agrupamentos de escuteiros da Diocese que vão transportar luz vinda de Belém para as paróquias da região

pub
 Escuteiros recebem luz da paz esta sexta-feira na Sé de Viseu
18.12.24
fotografia: Diocese de Viseu/Agência Ecclesia
partilhar
 Escuteiros recebem luz da paz esta sexta-feira na Sé de Viseu
18.12.24
Fotografia: Diocese de Viseu/Agência Ecclesia
pub
 Escuteiros recebem luz da paz esta sexta-feira na Sé de Viseu

A Sé de Viseu acolhe esta sexta-feira (20 de dezembro) a celebração diocesana da partilha da Luz da Paz de Belém, que vai ser recebida pelos agrupamentos de escuteiros da Diocese para depois a levarem para as suas paróquias.

Segundo a Junta Regional de Viseu dos escuteiros, a Luz da Paz pretende ser “um símbolo de alegria que reúne pessoas em celebrações e atos de bondade, criando laços e promovendo a felicidade coletiva”. Este ano, o tema associado é “Luz da Paz de Belém, navegamos por rotas de alegria e paz”.

A organização apela aos agrupamentos de escuteiros que estejam representados na cerimónia para “poderem levar e partilhar” a luz e que levem uma vela ou outro meio para transportarem em segurança até às paróquias. A cerimónia na Sé está marcada para as 21h00 desta sexta-feira.

A Luz da Paz de Belém vem todos os anos da Gruta da Natividade, em Belém (local onde nasceu Jesus Cristo), e, antes de chegar a Portugal, já percorreu cerca de seis mil quilómetros. Chegou ao país no último domingo (15 de dezembro).

A iniciativa começou em 1986, como parte de uma atividade de caridade para crianças em dificuldades na Áustria e em países vizinhos. Desde 1989, a cerimónia é realizada em cooperação entre escuteiros e guias de vários países.

Todos os anos, uma criança austríaca recolhe a luz na Gruta da Natividade e, depois, a partir de uma celebração ecuménica realizada na Áustria, essa mesma luz é distribuída pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz.

Também esta sexta-feira, a luz vai estar acesa nas escadas da Igreja dos Terceiros, com mil velas de paz da Cáritas a partir das 18h00.

pub
 Escuteiros recebem luz da paz esta sexta-feira na Sé de Viseu

Outras notícias

pub
 Escuteiros recebem luz da paz esta sexta-feira na Sé de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar