Weathered stone chapel with arched doorway and red-tiled roof, in a sunny courtyard.
Panel discussion at a charity/event inside a fire station, with a red fire truck behind and banners on the table centerpiece.
Viseu 2001 1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Especialistas de cerâmica visitam Tondela para conhecer barro negro de Molelos

Especialistas de cerâmica visitam Tondela para conhecer barro negro de Molelos

Barro negro e soenga de Molelos vão estar representados neste evento que se realiza pela primeira vez em Portugal e que vai reunir cerca de 300 especialistas de 50 países

 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
12.09.24
Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
12.09.24
Poster featuring a young woman with bold white text: 'A prevenção começa em si. Prepare-se e proteja-se dos incêndios rurais.' Promotes rural fire safety with logos at the bottom.
pub
 Especialistas de cerâmica visitam Tondela para conhecer barro negro de Molelos

Tondela vai estar no 51.º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), que decorre na próxima semana (16 a 20 de setembro) em Alcobaça e Caldas da Rainha. O barro negro e a soenga de Molelos vão estar representados neste evento que se realiza pela primeira vez em Portugal e que vai reunir cerca de 300 especialistas de 50 países.

Os participantes da iniciativa vão poder conhecer a tradição ancestral do concelho de Tondela numa das duas visitas que a organização planeia fazer por todo o país, de 21 a 23 de setembro, já depois do congresso propriamente dito.

Esse segundo tour vai contar com passagens em vários pontos do norte e centro do país e culminar em Tondela, com a cerâmica de barro preto de Molelos e a tradicional cozedura da soenga, antes de terminar em Lisboa.

As visitas também incluem passagens por Caldas da Rainha, Alcobaça, Coimbra, Aveiro e Ílhavo, onde se encontra a fábrica da Vista Alegre, bem como Barcelos e Porto.

Antes do congresso, vai haver um primeiro ‘tour’ focado no sul de Portugal – que decorre este fim de semana – com paragens em Lisboa, Estremoz, Redondo, Évora, Reguengos de Monsaraz, São Pedro do Corval, Viana do Alentejo e Montemor-o-Novo.

Já o programa do próprio congresso será repleto de conferências, debates e exposições com o tema “A Cerâmica no Mundo Mediterrânico: da Antiguidade à Contemporaneidade”. O evento vai abordar as últimas tendências e desafios da cerâmica, bem como visitas culturais a museus, fábricas e ateliês.

Além disso, serão inauguradas duas grandes exposições cerâmicas – uma de âmbito internacional e outra nacional –, que estarão abertas ao público até outubro, entre outras iniciativas.

O Congresso da AIC realiza-se de dois em dois anos e reúne profissionais, académicos, galeristas, curadores, museus, centros de arte e entusiastas da cerâmica de todo o mundo.

pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Notícias relacionadas

Procurar