No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Especialistas estiveram em São Pedro do Sul para refletir sobre o futuro das regiões e das cidades, no âmbito do Encontro de Parceiros Nacionais URBACT. A iniciativa, promovida pela Direção-Geral do Território enquanto Ponto URBACT Nacional, contou com o apoio da CIM Viseu Dão Lafões e do Município de São Pedro do Sul, reunindo representantes das 53 entidades urbanas portuguesasenvolvidas nas redes europeias URBACT.
Ao longo de dois dias, os participantes partilharam experiências, projetaram políticas urbanas para o futuro e conheceram boas práticas de desenvolvimento sustentável implementadas na região. O programa incluiu ainda sessões de capacitação com especialistas e momentos de contacto direto com entidades financiadoras.
No primeiro dia, a comitiva visitou projetos estruturantes da mobilidade e sustentabilidade regional, como o sistema intermunicipal de transportes MOBI Viseu Dão Lafões, o serviço flexível Ir e Vir, o sistema de bicicletas partilhadas bora!, a Ecopista do Dão e Vouga, o Centro Intermodal de Transportes de São Pedro do Sul e o projeto LIFE Nieblas.
O segundo dia decorreu nas Termas de São Pedro do Sul, no Balneário Rainha Dona Amélia, com uma sessão dedicada à comunicação de projetos e um painel de encontros com potenciais financiadores, encerrando com a apresentação das próximas atividades URBACT a nível nacional.
Na sessão de abertura, Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destacou a importância estratégica do programa. “O URBACT é um programa de referência na inovação territorial e urbana, fundamental para a disseminação de boas práticas e para a cooperação entre regiões. O seu efeito multiplicador é extraordinário, permitindo que soluções locais sejam adaptadas por territórios em Portugal e no estrangeiro.” Recordou ainda o sucesso do projeto europeu Econnecting, que permitiu desenvolver a boa prática do serviço Ir e Vir, agora reconhecido como referência europeia. Para 2026, assegura que já estão a ser preparadas novas iniciativas URBACT.
Para Nuno Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, o desafio passa por encontrar soluções de mobilidade e desenvolvimento equilibradas e sustentáveis: “É essencial compreender os investimentos de que o território realmente precisa e garantir que são viáveis ao longo do tempo. Só com a ligação entre municípios, financiadores e entidades regionais conseguimos projetos com verdadeiro impacto.”
Também Ana Seixas, subdiretora-geral da Direção-Geral do Território, sublinhou o papel ativo de Portugal no programa europeu: “O URBACT tem permitido um trabalho extraordinário no terreno. Este encontro focou-se em dois aspetos fundamentais: comunicação e financiamento — ambos essenciais para que os projetos ganhem escala e cheguem às pessoas.”
URBACT: partilha de boas práticas urbanas na Europa
O URBACT é o principal programa europeu dedicado ao intercâmbio e transferência de boas práticas urbanas. A CIM Viseu Dão Lafões integra este ecossistema desde 2023, através da rede Econnecting – Comunidades Mais Verdes e Mais Próximas, que junta parceiros de nove países para trabalhar mobilidade sustentável, territórios de proximidade e participação cidadã. Desde então, o território tem acolhido encontros internacionais, partilhado o seu modelo regional de mobilidade e reforçado competências técnicas das equipas municipais. É o programa que, por exemplo, permite que o projeto Ir e Vir, de transporte a pedido, seja implementado em outros países na União Europeia.