cim nunio martinho nuno almeida
frio
PJ policia judiciaria
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
castanhas e vinho
Home » Notícias » Diário » Especialistas debatem em São Pedro do Sul o futuro das regiões e das cidades portuguesas

Especialistas debatem em São Pedro do Sul o futuro das regiões e das cidades portuguesas

O programa incluiu ainda sessões de capacitação com especialistas e momentos de contacto direto com entidades financiadoras

pub
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo
20.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo
20.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Especialistas debatem em São Pedro do Sul o futuro das regiões e das cidades portuguesas

Especialistas estiveram em São Pedro do Sul para refletir sobre o futuro das regiões e das cidades, no âmbito do Encontro de Parceiros Nacionais URBACT. A iniciativa, promovida pela Direção-Geral do Território enquanto Ponto URBACT Nacional, contou com o apoio da CIM Viseu Dão Lafões e do Município de São Pedro do Sul, reunindo representantes das 53 entidades urbanas portuguesasenvolvidas nas redes europeias URBACT.

Ao longo de dois dias, os participantes partilharam experiências, projetaram políticas urbanas para o futuro e conheceram boas práticas de desenvolvimento sustentável implementadas na região. O programa incluiu ainda sessões de capacitação com especialistas e momentos de contacto direto com entidades financiadoras.

No primeiro dia, a comitiva visitou projetos estruturantes da mobilidade e sustentabilidade regional, como o sistema intermunicipal de transportes MOBI Viseu Dão Lafões, o serviço flexível Ir e Vir, o sistema de bicicletas partilhadas bora!, a Ecopista do Dão e Vouga, o Centro Intermodal de Transportes de São Pedro do Sul e o projeto LIFE Nieblas.

O segundo dia decorreu nas Termas de São Pedro do Sul, no Balneário Rainha Dona Amélia, com uma sessão dedicada à comunicação de projetos e um painel de encontros com potenciais financiadores, encerrando com a apresentação das próximas atividades URBACT a nível nacional.

Na sessão de abertura, Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destacou a importância estratégica do programa. “O URBACT é um programa de referência na inovação territorial e urbana, fundamental para a disseminação de boas práticas e para a cooperação entre regiões. O seu efeito multiplicador é extraordinário, permitindo que soluções locais sejam adaptadas por territórios em Portugal e no estrangeiro.” Recordou ainda o sucesso do projeto europeu Econnecting, que permitiu desenvolver a boa prática do serviço Ir e Vir, agora reconhecido como referência europeia. Para 2026, assegura que já estão a ser preparadas novas iniciativas URBACT.

Para Nuno Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, o desafio passa por encontrar soluções de mobilidade e desenvolvimento equilibradas e sustentáveis: “É essencial compreender os investimentos de que o território realmente precisa e garantir que são viáveis ao longo do tempo. Só com a ligação entre municípios, financiadores e entidades regionais conseguimos projetos com verdadeiro impacto.”

Também Ana Seixas, subdiretora-geral da Direção-Geral do Território, sublinhou o papel ativo de Portugal no programa europeu: “O URBACT tem permitido um trabalho extraordinário no terreno. Este encontro focou-se em dois aspetos fundamentais: comunicação e financiamento — ambos essenciais para que os projetos ganhem escala e cheguem às pessoas.”

URBACT: partilha de boas práticas urbanas na Europa

O URBACT é o principal programa europeu dedicado ao intercâmbio e transferência de boas práticas urbanas. A CIM Viseu Dão Lafões integra este ecossistema desde 2023, através da rede Econnecting – Comunidades Mais Verdes e Mais Próximas, que junta parceiros de nove países para trabalhar mobilidade sustentável, territórios de proximidade e participação cidadã. Desde então, o território tem acolhido encontros internacionais, partilhado o seu modelo regional de mobilidade e reforçado competências técnicas das equipas municipais. É o programa que, por exemplo, permite que o projeto Ir e Vir, de transporte a pedido, seja implementado em outros países na União Europeia.

pub
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo

Outras notícias

pub
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo

Notícias relacionadas

Procurar