Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A situação das consultas e cirurgias oncológicas no Hospital de São Teotónio, em Viseu, apresenta desafios, mas também melhorias. Na oncologia médica, o tempo médio de espera para consultas muito prioritárias é de 15 dias, dentro do Tempo Máximo de Resposta Garantido (TMRG) de 30 dias. No entanto, na especialidade da Urologia, os doentes oncológicos prioritários esperam em média 53 dias por cirurgias, ultrapassando o TMRG de 45 dias, de acordo com o portal do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
Para mitigar o problema foi criado pelo governo o Plano de Emergência e Transformação na Saúde que visa eliminar listas de espera até 31 de agosto. Em janeiro, os tempos máximos de espera para doentes oncológicos na Urologia da ULS Viseu Dão Lafões chegavam a 138 dias, mas melhorias são visíveis graças aos esforços recentes.
O Hospital de São Teotónio tem conseguido dar resposta aos casos muito prioritários na oncologia médica, com um tempo médio de resposta de 15 dias, abaixo do TMRG de 30 dias. Para casos prioritários, o tempo médio é de 22 dias, também dentro do prazo recomendado de 60 dias.
No entanto, a urologia enfrenta maiores dificuldades. O tempo médio de espera para cirurgias prioritárias em doentes oncológicos é de 53 dias, acima do TMRG de 45 dias. Existem 37 pacientes nessa situação. Em janeiro, o tempo máximo de espera para doentes oncológicos na Urologia da ULS Viseu Dão Lafões era de 138 dias.
O Governo aprovou o Plano de Emergência e Transformação na Saúde no final de maio, composto por 54 medidas para serem implementadas de forma urgente, prioritária e estrutural. É nesse contexto que foi criado o programa específico para eliminar as listas de espera cirúrgicas de doentes com cancro, o OncoStop2024.
O objetivo deste programa de incentivos é que, até 31 de agosto, não haja doentes oncológicos fora do tempo de resposta garantido.
Embora a Oncologia Médica no Hospital de São Teotónio esteja bem gerida, a especialidade de Urologia ainda apresenta desafios significativos.