policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » Espetáculo “A Viagem” com Rancho Folclórico de Torredeita regressa ao Teatro Viriato

Espetáculo “A Viagem” com Rancho Folclórico de Torredeita regressa ao Teatro Viriato

Mais de uma década depois da estreia em Viseu, a peça volta esta sexta-feira para explorar a fusão entre as danças tradicionais e a dança contemporânea

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
25.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
25.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Espetáculo “A Viagem” com Rancho Folclórico de Torredeita regressa ao Teatro Viriato

espetáculo “A viagem” regressa mais de dez anos depois ao Teatro Viriato, uma obra dirigida por Filipa Francisca em colaboração com o Rancho Folclórico de Torredeita. As apresentações estão marcadas para esta sexta-feira, 25 de outubro, às 21h00, e sábado, 26 de outubro, às 17h00. 

A peça explora a relação entre a dança tradicional e contemporânea, demonstrando como as manifestações populares se adaptam à modernidade. 

Lino Pereira, presidente do Rancho Folclórico de Torredeita, assume que o grupo está muito entusiasmado com este regresso ao palco pois “sempre foi um desejo, tínhamos o sentimento que foi um espetáculo incrível na primeira vez e teve pouco tempo em palco.”

“As pessoas nem se apercebem que os elementos do grupo quase vão em roupa interior para palco, e trajam-se em palco”, destaca o presidente sobre a performance.

A ideia desta iniciativa inovadora entre a dança tradicional e contemporânea surgiu numa das viagens da coreógrafa Filipa Francisco a Ramallah, na Palestina. Durante a viagem conheceu a Companhia de Dança Tradicional e Contemporânea El-Funoun, que a inspirou a perceber que a dança tradicional não necessita permanecer distante da modernidade, nem a modernização implica o desaparecimento de tradições. 

Um convite do Festival Materiais Diversos foi o impulsionador para a coreógrafa iniciar o projeto de criação do espetáculo. A metodologia envolveu um ano de investigação, seguido por três meses de trabalho intensivo com os grupos folclóricos “Os Camponeses” de Riachos e o Grupo Folclórico da Corredoura. 

O projeto teve estreia oficial em 2012 na Capital da Cultura, em Guimarães, com o Grupo Folclórico da Corredoura. Desde então, já teve 25 cocriações com mais de trinta grupos, dentro e fora do país. Em Viseu, o escolhido para representar esta obra foi o Rancho Folclórico da Torredeita, que conta com mais de 60 anos de história.

Após a apresentação do dia 26, será lançado o livro e o vinil duplo “A Viagem”, uma coedição da Mundo em Reboliço, Companhia Caótica e editora BOCA, com o apoio da Direção-Geral das Artes. 

Esta publicação bilíngue, em português e inglês, reúne textos de diversos colaboradores do projeto, refletindo sobre o impacto cultural e social desta fusão entre a tradição e a contemporaneidade.

O álbum, disponível em vinil e com opção de streaming, apresenta uma coletânea sonora que documenta a evolução do espetáculo ao longo de uma década, gravada com grupos em vários países. 

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar