feira medieval aguiar da beira 2025
José carreira
Three men in suits stand behind a wooden table in a marble-walled room, one holding a document; a woman adjusts papers to the left.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
Home » Notícias » Cultura » Espólio da EPHEMERA exibido na ESEV em celebração dos 50 anos do 25 de Abril

Espólio da EPHEMERA exibido na ESEV em celebração dos 50 anos do 25 de Abril

Poster featuring a young woman with bold white text: 'A prevenção começa em si. Prepare-se e proteja-se dos incêndios rurais.' Promotes rural fire safety with logos at the bottom.
pub
 ULS Viseu Dão Lafões e outras da região Centro têm problemas, diz Sindicato dos Médicos
19.05.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 ULS Viseu Dão Lafões e outras da região Centro têm problemas, diz Sindicato dos Médicos
19.05.24
Fotografia: Jornal do Centro
Public safety poster featuring a man in a plaid shirt; text reads 'A PREVENÇÃO COMEÇA EM SI. SAIBA COMO SE PROTEGER DOS INCÊNDIOS' with logos at the bottom.
pub
 Espólio da EPHEMERA exibido na ESEV em celebração dos 50 anos do 25 de Abril

Está em exibição, na Escola Superior de Educação de Viseu, a exposição de cartazes artesanais criada a partir do espólio do arquivo privado EPHEMERA. A exposição, composta por cartazes artesanais de manifestações feitas em Viseu, conta com cerca de 20 unidades de um total de 1000 já recolhidas pelo arquivo. “Este conjunto de cartazes foram doados por um colecionador que os recolhe no final das manifestações que têm acontecido nos últimos anos em Viseu. Cerca de 200, os cartazes pertencem às mais diversas manifestações, desde a que se lixe a troika até às mais recentes”, informa José Fernandes, voluntário do ponto de recolha do EPHEMERA no Instituto Politécnico de Viseu.

Desenvolvido através da coleção privada de José Pacheco Pereira, o arquivo EPHEMERA possui pontos de recolha por todo o país, esforçando-se por divulgar o seu acervo e promover a preservação dos arquivos privados. Dinamizado por voluntários, o arquivo conta já com seis quilómetros de estantes e armários carregados dos mais variados documentos e objetos, sendo considerado o maior arquivo privado de Portugal.

Os cartazes podem ser vistos no átrio principal da ESEV pelo público em geral, permitindo a qualquer um realizar esta pequena viagem no tempo. “Queria prestar o meu profundo agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido para afirmar os 50 anos do 25 de abril. Agradeço de uma forma especial aos nossos estudantes e corpo docente em geral, pelo seu trabalho inestimável. A ESEV não se fecha sobre si mesma e todos os eventos são abertos à população”, afirmou Cristina Azevedo Gomes, presidente da ESEV.

“Estou reformado e isto é o meu entretém. Estou interessado em aprender e estes materiais, como livros e cartazes, são uma ótima fonte de conhecimento”, reforçou ainda José Fernandes. O ponto de recolha do arquivo EPHEMERA em Viseu, também se encontra aberto ao público. O contacto pode ser adquirido no código QR presente na folha de sala da exposição.

* Henrique Soares, aluno da ESEV

pub
 ULS Viseu Dão Lafões e outras da região Centro têm problemas, diz Sindicato dos Médicos

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 ULS Viseu Dão Lafões e outras da região Centro têm problemas, diz Sindicato dos Médicos

Notícias relacionadas

Procurar