joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Estudantes da Universidade de Coimbra vão homenagear jovens que morreram no IP3

Estudantes da Universidade de Coimbra vão homenagear jovens que morreram no IP3

Câmara de Sátão disponibiliza autocarro para familiares e amigos próximos. Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra decretou Luto Académico para o dia 12 de março

Micaela Costa
pub
 Estudantes da Universidade de Coimbra vão homenagear jovens que morreram no IP3
10.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Estudantes da Universidade de Coimbra vão homenagear jovens que morreram no IP3
10.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Estudantes da Universidade de Coimbra vão homenagear jovens que morreram no IP3

O Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (NEFLUC/AAC) está a organizar um momento de homenagem a David Rodrigues e Rafael Fonseca, os dois jovens naturais de Sátão que na última sexta-feira (7 de março) perderam a vida num acidente no IP3.

Esta quarta-feira (12 de março), pelas 10h45, “envergando Capa e Batina, como forma de respeito e união”, os estudantes estarão em frente à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde os jovens estudavam, para “um momento de reflexão e solidariedade”, escreve o núcleo nas redes sociais.

A instituição de ensino decretou ainda luto académico para o dia 12 de março e “todas as atividades do NEFLUC/AAC estarão suspensas durante esta semana”.

Os estudantes estão também a criar um caderno com mensagens dedicado a David Rodrigues e Rafael Fonseca, que será depois entregue às famílias.

“O NEFLUC/AAC convida-vos a deixar uma mensagem especial, num caderno dedicado aos nossos eternos estudantes, que será futuramente entregue às suas famílias, como recordação de todos nós. Poderás deixar a tua memória, na entrada da Faculdade de Letras, junto do Gabinete de Apoio ao Estudante. Vem homenagear o David e o Rafael e recordar cada momento”, adiantam.

O núcleo reafirmou ainda “o seu compromisso em apoiar todos os estudantes neste momento difícil”. “Não hesitem em procurar-nos, estamos aqui para acolher, escutar e ajudar”, apelam.

A Câmara Municipal de Sátão uniu-se aos estudantes e vai disponibilizar um autocarro de 30 lugares, para permitir a deslocação dos familiares diretos e amigos que estudaram com o David Rodrigues e o Rafael Fonseca.

“As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Casa da Cultura de Sátão, até às 16h00, do dia 11 de março”, refere a autarquia.

A notícia da morte dos dois jovens motivou uma onda de manifestações de pesar e homenagem que ultrapassa o seio familiar e de amigos. Nas redes sociais, muitos referem que “o distrito e a região estão de luto”.

David Rodrigues e Rafael Fonseca perderam a vida na sequência de uma colisão entre o automóvel onde seguiam e um camião. O acidente ocorreu na zona do Chamadouro e mobilizou dezenas de operacionais.

David Rodrigues morreu no local, já Rafael Fonseca foi transportado em estado grave para o hospital de Coimbra, onde viria a falecer no dia seguinte.

Entretanto, a Associação de Utentes e Sobreviventes do Itinerário Principal (IP) 3 já se manifestou para exigir ao Governo a conclusão da requalificação da via.

“Os utentes que todos os dias têm de fazer este trajeto fazem-no com incerteza e insegurança. É urgente e necessário que recomecem as obras e se tomem medidas de segurança imediatas”, defendeu a associação em comunicado enviado à agência Lusa.

A associação pediu a conclusão da requalificação do traçado entre Lagoa Azul e Viseu e o alargamento com perfil de autoestrada e criticou o silêncio do Governo e também o dos presidentes dos municípios de Penacova, no distrito de Coimbra, e de Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela, no distrito de Viseu.

pub
 Estudantes da Universidade de Coimbra vão homenagear jovens que morreram no IP3

Outras notícias

pub
 Estudantes da Universidade de Coimbra vão homenagear jovens que morreram no IP3

Notícias relacionadas

Procurar