No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Nelas III já está a funcionar, tendo iniciado na quinta-feira (29 de abril) o tratamento dos esgotos domésticos depois de uma fase de 15 dias de testes dos equipamentos e infraestruturas com água limpa.
Segundo a Câmara de Nelas, está previsto para o início de junho o começo do tratamento dos efluentes industriais pré-tratados. A autarquia diz que está a realizar um estudo tarifário ajustado a este tratamento.
A nova ETAR e o respetivo sistema intercetor de 14 quilómetros com seis estações elevatórias e novas condutas representaram um investimento de cerca de cinco milhões de euros, financiado pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Em comunicado, o município recorda que fez ainda outras obras envolvendo estas empreitadas no valor total de 600 mil euros, nomeadamente a pavimentação da estrada entre a Póvoa da Roçada e Nelas, a requalificação da Avenida Eurico Amaral e a pavimentação da Estrada Velha de Nelas a Carvalhal Redondo.
A ETAR vai servir toda a freguesia de Nelas, incluindo as duas zonas industriais. A Câmara Municipal diz que já está a ser preparado um “projeto de forma a que as águas residuais tratadas de mais de 1.800 metros cúbicos diários serem reaproveitadas para uso industrial na Zona Industrial I de Nelas e na Zona Industrial do Chão do Pisco”.