Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
A Escola Secundária Alves Martins (ESAM), em Viseu, recebe no próximo dia 3 de abril a apresentação do livro “O Leitor de Dicionários” do escritor e ex-deputado Acácio Pinto. A sessão está marcada para as 18h35 no auditório da escola.
O também antigo governador civil de Viseu venceu recentemente o Prémio Literário Cónego Albano Martins de Sousa de 2024, na modalidade de prosa, por conta desta obra que tem como locais da narrativa a ESAM e a cidade de Viseu.
O livro vai ser apresentado pelo professor aposentado José Albuquerque e a sessão também vai contar com a presença de Adelino Azevedo Pinto, diretor da ESAM, e Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu.
O “Leitor de Dicionários” conta a história do protagonista Alberto, primeiro como aluno sempre focado nos estudos, com uma obsessão pelos dicionários, e depois como um professor apaixonado pelas literaturas clássicas, num período de 60 anos.
Os temas abordados incluem o bullying, as intrigas políticas e religiosas, as paixões e traições, e a entrada em cena da Proteção Civil distrital e nacional, que, juntas, constituem “o fermento que alimenta esta urdidura romanesca que pretende provocar no leitor uma grande vontade de conhecer o seu desenlace”, segundo o próprio autor.
Os cenários do livro incluem o Convento de Santo Cristo da Fraga em Sátão, o Seminário de Fornos de Algodres, o Colégio Tomás Ribeiro em Tondela, o Liceu Nacional de Viseu (agora ESAM), a Universidade de Coimbra, Timor e a Serra do Montemuro.