No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Exército Português inaugurou este domingo, no Parque Aquilino Ribeiro, um monumento de homenagem à Cidade de Viseu, no âmbito das comemorações do Dia do Exército 2025.
A cerimónia foi presidida pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e contou com a presença do chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Eduardo Mendes Ferrão e de diversas entidades civis e militares.
Na intervenção, o CEME classificou o ato como “um gesto simples na forma, mas profundo no significado”, qualificando-o como “um reencontro com a história” e um “agradecimento a uma cidade que sempre acolheu o Exército de braços abertos”.
Realçou a “relação sólida e exemplar” entre o Exército e o Município e o papel do Regimento de Infantaria n.º 14 “enquanto comunidade de valores que liga Viseu ao Exército”.
A peça foi concebida pelo professor Luís Morais (1970), natural da Atalaia, Montijo, docente do Instituto dos Pupilos do Exército. Mestre em Ensino de Educação Visual e Tecnológica (ESE Setúbal, 2013) e bacharel em Engenharia Eletrotécnica (EST Setúbal, 1995), trabalha há mais de quatro décadas a transformação de metais, recorrendo a materiais reciclados e técnicas de soldadura a arco. O autor define o seu percurso como “do lixo ao luxo”, dando nova vida a componentes em fim de vida. Tem exposto no Museu Militar, Museu de Marinha, Claustros do IPE, Campus da Justiça, Galeria Municipal do Montijo e outras instituições.
O monumento integra componentes de viaturas militares e combina o escudo de Viriato com a “essência do serviço do Exército: defender Portugal com coragem e honra”, sublinhou o CEME. “Que inspire memória, orgulho e continuidade”, concluiu.