No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Biblioteca Municipal de Mangualde inaugura nesta sexta-feira (5 de abril) a exposição “No coração da Revolução” para arrancar com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
A mostra contém 70 fotografias tiradas pelo jornalista e fotógrafo Veloso Amaral a 25 de Abril de 1974 e que retratam o dia em que a Revolução dos Cravos restaurou a democracia em Portugal.
A exposição será inaugurada às 18h00 e marca o início do programa comemorativo promovido pela Câmara de Mangualde sobre o 25 de Abril, que inclui outras iniciativas.
Entre elas está, por exemplo, uma caminhada literária no dia 21, na mata do Palácio dos Condes de Anadia, e as peças de teatro “Liberdade Minha e Tua” no dia 22 e “Os filhos que abril deixou” com os alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde no dia 24, ambas na Biblioteca Municipal.
No dia 25 de abril, além da habitual cerimónia solene, do içar da bandeira e da arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários a partir das 09h00, a Câmara de Mangualde vai fazer às 15h30 uma cerimónia onde serão homenageadas diversas personalidades do concelho. O ato vai acontecer no auditório da Biblioteca.
Outros dois pontos altos da programação é a conferência “Essa palavra Liberdade…Do Estado Novo ao 25 de abril em dois casos exemplares”, com o professor Luís Reis Torgal, e a inauguração da exposição “Ventos de Mudança” da Associação José Afonso e do Centro de Documentação 25 de Abril, ambas no dia 26.
As comemorações, organizadas em conjunto com instituições de Mangualde, terminam a 28 de abril. “O envolvimento de diversas entidades para celebramos meio século da Revolução é um bom exemplo de democracia que queremos dar, demonstrando que unindo forças podemos fazer mais e melhor”, afirma o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida.