jose laires
IMG_1674
Jardins-da-Casa-de-Santar-Nelas
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose laires
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Cultura » Exposições refletem sobre o território na Bienal de Lamego e do Vale do Varosa

Exposições refletem sobre o território na Bienal de Lamego e do Vale do Varosa

pub
 Exposições refletem sobre o território na Bienal de Lamego e do Vale do Varosa - Jornal do Centro
16.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Exposições refletem sobre o território na Bienal de Lamego e do Vale do Varosa - Jornal do Centro
16.07.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Exposições refletem sobre o território na Bienal de Lamego e do Vale do Varosa - Jornal do Centro

A Bienal de Fotografia de Lamego e do Vale do Varosa regressa este ano com 11 exposições que abordam o tema do território. Além das mostras que vão estar patentes a partir deste sábado (20 de julho), a iniciativa também inclui uma residência artística, uma conferência, conversas com os autores das exposições e um concurso de fotografia, entre outros.

O objetivo da programação é “pensar a paisagem e qual o lugar do humano”, com ênfase nas zonas de Lamego e do Vale do Varosa. Até 21 de outubro, o Museu de Lamego vai receber as exposições “O território de Lamego” de Duarte Belo, “A invenção das nuvens” de Manuel Valente Alves, “Prados azuis” de Luís Quinta e “Paisagens” de José Zagalo Ilharco.

Já a Casa da Torre vai acolher “Paisagens tecnológicas” de Álvaro Domingues e o Castelo de Lamego recebe “Da evanescência das marés à intemporalidade dos lugares” de Adelino Marques e “O signo e a paisagem” de Augusto Lemos e Conceição Magalhães.

A Torre da Ucanha, no concelho de Tarouca, vai receber a residência artística “Paisagem I Território I Trabalho” de Alexandre Delmar. Também em Tarouca, o Mosteiro de Salzedas acolhe a exposição coletiva “Paisagens do Mundo”.

Já de 26 de outubro a 29 de dezembro, o Museu de Lamego vai receber as exposições “Douro: o tempo e a terra” de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente e “Conhecer Lamego e o Vale do Varosa pela fotografia”, de autoria coletiva.

“Além da dimensão estética inerente às propostas expositivas, interessou à curadoria da Bienal que as obras apresentadas produzissem uma reflexão crítica sobre o papel do humano – coletivo e individual – no desenho da paisagem e na forma como quotidianamente a habitamos. Assim, convidámos alguns dos mais importantes autores portugueses que fotografam e refletem sobre a paisagem a participar”, explica a organização da Bienal de Fotografia de Lamego e do Vale do Varosa.

pub
 Exposições refletem sobre o território na Bienal de Lamego e do Vale do Varosa - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Exposições refletem sobre o território na Bienal de Lamego e do Vale do Varosa - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar