Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Rede Europeia Anti-Pobreza EAPN Portugal organiza, na próxima semana, a iniciativa Semana da Interculturalidade. Viseu é um dos 18 distritos do país onde a semana vai decorrer.
Em Viseu, a iniciativa será dinamizada através da realização de um conjunto de ações organizadas e promovidas por diversas entidades parceiras do núcleo distrital da EAPN Portugal, incluindo o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Projeto Caminhos E8G da Cáritas Diocesana, o Projeto Viseu Integra, promovido pela Câmara, e o Projeto Viseu Inclui+, entre outras entidades e autarquias que se associaram à campanha nacional “O Discurso de Ódio não é Argumento”.
Na próxima segunda-feira (4 de abril), será inaugurada a exposição “Um Olhar sobre a Diversidade”, que mostra desenhos dos alunos do pré-escolar e do ensino básico das escolas do concelho de Viseu sobre a diversidade cultural, bem como a mostra “A Interculturalidade na Escola”, na Escola Secundária de Viriato.
Outras iniciativas ao longo da semana, que termina no dia 10, incluem tertúlias, contos e atividades lúdicas para alunos do primeiro ciclo, entre as quais a criação de uma “nuvem das ideias” sobre o conto “A Menina da Trança”, que irá decorrer no Bairro de Paradinha.
No dia 7, a EAPN vai organizar a sessão online “Tradições e Diversidade”, sobre as tradições e a diversidade cultural no âmbito local da região de Viseu, em Zoom, a partir das 14h30.
O IPDJ de Viseu vai receber, no dia 8, a exibição do documentário “Drom Kalins (Caminhos de Ciganas)”, com o comentário final de uma das participantes do filme. A sessão começa às 14h30.
Além de Viseu, a campanha “O Discurso de Ódio não é Argumento” também vai ser promovida nos concelhos de Cinfães, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo e Vouzela, através de expositores disponibilizados pelos municípios que se associaram à campanha.
A Semana da Interculturalidade é promovida pela EAPN Portugal para “estimular o diálogo e a relação entre culturas, mostrando que a interculturalidade é, também, uma excelente forma de combater a exclusão social”, usando valores como o respeito, a solidariedade, a igualdade, a cidadania, a não-discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade e a democracia na educação e direitos humanos.