5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Feira de São Mateus continua com ou sem Viseu Marca, diz Fernando Ruas

Feira de São Mateus continua com ou sem Viseu Marca, diz Fernando Ruas

Autarca reagia à intervenção de deputado do PS que, ao elencar vários assuntos que o preocupam no concelho, se referiu à possível saída da AIRV da Viseu Marca

 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.06.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.06.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Feira de São Mateus continua com ou sem Viseu Marca, diz Fernando Ruas

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas (PSD), garantiu esta segunda-feira (30 de junho) que a secular Feira de São Mateus continuará a realizar-se, quer exista ou não a associação Viseu Marca, que organiza o certame.

“Enquanto eu tiver responsabilidades, adotarei o lema das Cavalhadas de Vildemoinhos: ‘enquanto o mundo for mundo’, haverá Feira de São Mateus”, afirmou Fernando Ruas, durante a reunião da Assembleia Municipal.

O autarca reagia à intervenção do deputado municipal do PS João Paulo Rebelo que, ao elencar vários assuntos que o preocupam no concelho, se referiu à possível saída da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) da Viseu Marca, por discordar do seu modelo de gestão atual.

Criada em 2016, a Viseu Marca – responsável pela organização da Feira de São Mateus – é uma associação de marketing territorial e de ‘branding’ que tem o capital social dividido pela AIRV (48%), Câmara de Viseu (48%) e Associação Comercial do Distrito de Viseu (4%).

Fernando Ruas, que foi presidente da autarquia durante 24 anos (entre 1989 e 2013) e regressou depois da vitória nas últimas eleições, lembrou que não se opôs a que “a câmara tivesse abdicado de ser maioritária e passasse a ter a mesma percentagem que outra entidade”, a AIRV.

“É isso que vamos cumprir. Não vou aceitar que quem tem o mesmo peso no capital me diga: ‘agora resolva este problema’. Não. Cada um tem de resolver o seu”, defendeu.

Segundo Fernando Ruas, a AIRV tem de colocar o assunto em Assembleia Geral e, “se quer alienar o seu capital, tem que dizer a qual entidade”.

“Nós organizaremos a Feira de São Mateus, neste momento com esta figura. Se ela se revelar impossível, voltaremos à figura inicial”, afirmou, lembrando que o certame foi inicialmente gerido pela câmara, depois pela Expovis (empresa em que a autarquia era maioritária e que foi extinta no tempo de Almeida Henriques) e agora pela Viseu Marca.

Fernando Ruas garantiu que o executivo está disponível “para ver, com parceiros, a melhor solução para a Feira de São Mateus”.

“Mas não estou na disposição nem de ter ameaças por parte de um outro parceiro. Respeitamo-nos, mas também exigimos respeito”, acrescentou.

No dia 18, o presidente da AIRV, João Cotta, contou à agência Lusa que a associação pediu uma Assembleia Geral (marcada para hoje), “devido ao seu desconforto quer com o modelo de governação, quer com o modelo de gestão”, e para “discutir o futuro com os sócios”.

“Se o futuro passar pela saída da AIRV, passará, mas tem de ser uma saída negociada com os outros sócios”, de “uma forma transparente”, referiu.

Já o presidente da Viseu Marca, Pedro Alves, disse também nesse dia à Lusa que a possível saída da AIRV “é um problema dos associados”.

“Se a AIRV quiser sair, a AIRV sabe como é que entrou e como é que tem de sair”, acrescentou.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar