No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Feira de São Mateus em Viseu recebeu novamente, pelo quarto ano consecutivo, o prémio 5 Estrelas Regiões na categoria de Festas, Feiras e Romarias.
A direção do certame, que prevê regressar este ano entre os dias 5 de agosto e 12 de setembro, considera que este galardão renova o estatuto de “feira popular de referência no país” da Feira Franca, mesmo depois de ter sido cancelada a edição do ano passado.
Em comunicado, a Viseu Marca, organizadora do evento, explica que a metodologia do prémio “foi alterada, considerando o cancelamento dos grandes eventos no ano de 2020 (por causa da pandemia da Covid-19), e a Feira de São Mateus foi a única do país a conquistar este selo de qualidade”, estando em primeiro lugar nos eventos favoritos dos portugueses.
Ao todo, mais de 1.000 pessoas inquiridas pelos organizadores do prémio “classificaram a Feira de São Mateus num nível de satisfação superior a 80%”. A presidente da Viseu Marca, Cristina Paula Gomes, diz que a distinção “comprova a confiança do público na nossa Feira de São Mateus”, que continuou “no top of mind dos consumidores nacionais”.
Já a gestora da Feira, Bárbara Sobrado, acrescenta que o prémio 5 Estrelas Regiões “confirma a vitalidade e a força da Feira de São Mateus enquanto marca e experiência”. “Mesmo com o seu cancelamento em 2020, a memória do certame manteve o seu reconhecimento junto dos visitantes. É o melhor presente que poderíamos ter depois de um ano em que nos vimos privados da menina dos olhos de Viseu”, disse.
Segundo a organização da Feira, o público inquirido destacou como grandes pontos distintivos “a sua variedade e qualidade da gastronomia, a diversidade de ações de animação e atividades para os visitantes e o seu cartaz musical”.
Já na sua quarta edição, o Prémio 5 Estrelas Regiões distinguiu novamente as marcas eleitas pelos consumidores como extraordinárias e representativas das regiões de Portugal.
Além da Feira de São Mateus, também foram distinguidas a Aldeia da Pena em São Pedro do Sul, a Cava de Viriato em Viseu, o Linho de Várzea de Calde, o Museu Nacional Grão Vasco, o Trilho do Vinho do Porto, o centro comercial Palácio do Gelo e o doce do Viriato, entre outros. O concurso envolveu este ano a participação de 346 mil pessoas inquiridas.