Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Terminou com a vitória do Ferreira de Aves o derby distrital no Campeonato de Portugal. A equipa de Ricardo Duarte venceu o Castro Daire por uma bola a zero. O único golo do encontro foi apontado por Ivan Carvalho à passagem do minuto 47. Estes três pontos revelaram-se fundamentais para o clube do concelho de Sátão manter viva a chama da manutenção. Por outro lado, o Castro Daire entra agora numa luta onde já não esperava estar. É que esta derrota aliada à vitória do União 1919 em casa (2-1) diante do Gouveia, faz o clube treinado por Vasco Almeida poder descer caso perca na receção à equipa de Coimbra na derradeira jornada. Como se percebe, qualquer uma das três equipas (Castro Daire, União 1919 e Ferreira de Aves) tem chances de ficar no Campeonato de Portugal.
Ao Castro Daire basta um ponto, mas a equipa de Vasco Almeida até pode perder desde que o Ferreira de Aves não vença o Gouveia. Num cenário ideal para as equipas do distrito, se Ferreira de Aves e Castro Daire vencerem, ambos os clubes da Associação de Futebol de Viseu garantem a manutenção. Para garantir que fica no Campeonato de Portugal sem depender de ninguém, o Ferreira de Aves tem de vencer o Gouveia. Só nesse cenário garante automaticamente a permanência. Caso empate, tem de aguardar que o Castro Daire ganhe por muitos ao União 1919 e, dessa forma, ter o critério de desempate da diferença de golos marcados e sofridos a seu favor. Isto porque, União e Ferreira de Aves empataram os dois jogos realizados entre si e o critério seguinte é a diferença de golos quando os clubes terminam empatados. Dessa forma, o União tem, à entrada para a última jornada, dois golos positivos. Por outro lado, o Ferreira de Aves tem um golo negativo quando somados golos marcados e sofridos. Para que um empate baste ao Ferreira de Aves, o Castro Daire tem de ganhar por quatro ao União 1919.
Na análise à vitória diante do Castro Daire, o treinador do Ferreira de Aves entende que a sua equipa esteve forte no jogo. Ricardo Duarte acrescentou que, nos minutos finais, o Ferreira de Aves soube sofrer para aguentar os três pontos. Já Vasco Almeida lamentou a derrota. O treinador do Castro Daire diz que a equipa castrense dominou o jogo, mas não foi suficiente para garantir pontos e resolver já a manutenção na prova.
Espera-se, portanto, uma tarde de domingo com muitas contas para fazer. Dos últimos jogos, destaque para a descida de um histórico aos distritais. O Sporting de Espinho não conseguiu assegurar a manutenção. Recorde-se que a equipa nortenha chegou mesmo a lutar pelos primeiros lugares na chamada “fase regular” e não conseguiu segurar-se na fase de permanência.