academico felgueiras
GNR agentes
I Liga Tondela vs Vitória de Guimarães
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
5
viajar
palácio do gelo viseu
Home » Notícias » Agenda » Festa em Moimenta da Beira celebra o fim das colheitas

Festa em Moimenta da Beira celebra o fim das colheitas

Freguesia de Arcozelos recebe esta quinta e sexta-feira a Feira de São Francisco. Gastronomia tradicional em destaque na feira dedicada ao santo dos animais

 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
30.09.24
Jornal do Centro
partilhar
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
30.09.24
pub
 Festa em Moimenta da Beira celebra o fim das colheitas

A freguesia de Arcozelos, no concelho de Moimenta da Beira, recebe esta quinta e sexta-feira (3 e 4 de outubro) a Feira de São Francisco.

O certame, que celebra o fim das colheitas e que se realiza “desde tempos imemoriais”, vai acontecer perto do Convento de São Francisco, junto às estradas nacionais 226 e 323.

Durante os dois dias do evento, a gastronomia tradicional está em destaque na feira dedicada ao santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia, nomeadamente a marrã, a carne fresca de porco e os torresmos.

“A Feira de S. Francisco continua a ser um evento que atrai multidões de várias latitudes. É uma das principais tradições do nosso concelho que queremos preservar”, afirmou Paulo Figueiredo, presidente da Câmara de Moimenta da Beira, citado numa nota da autarquia.

O programa conta com animação musical, acrescentou a Câmara. O certame também é retratado na obra de Aquilino Ribeiro, que o evocou nos seus livros “Cinco Reis de Gente” e “Via Sinuosa”, este último romance retratado no Convento de São Francisco.

O antigo templo tem estado abandonado e sem apoio para a conservação, tendo sido erguido no século XVII.

O Convento de São Francisco foi o primeiro a ser fundado da Ordem Terceira Secular em Portugal, com uma pequena igreja, campanário e dormitórios. Neste local, passou a realizar-se celebrações litúrgicas e atividades ligadas à igreja.

O convento era frequentado por frades que sacrificavam as suas vidas em prol dos pobres até ser decretada a extinção das ordens em 1834. Depois do seu encerramento, o edifício ficou ao abandono até se desfazer em ruínas. Hoje, restam as memórias e lendas que por ali passaram.

pub
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Notícias relacionadas

Procurar