No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Depois de uma pausa de dois anos imposta pela pandemia, e para proteger a saúde das pessoas, os festejos de final de ano estão de volta à região.
Em Viseu, as boas-vindas a 2023 vai fazer-se no Campo de Viriato, o recinto da Feira de Mateus. Devido à previsão de mau tempo só haverá fogo-de-artifício. Os concertos de Mundo Segundo e Richie Campbell foram adiados.
Na vila de Moimenta da Beira a queima do velho e os espetáculos musicais, cujas receitas reverteriam para os bombeiros voluntários locais também foram cancelados. O programa comemorativo da entrada em 2023 vai acontecer no próximo sábado, dia 7 de janeiro.
Na cidade de São Pedro do Sul a festa de final de ano faz-se numa tenda gigante, com djs e fogo de artifício. As comemorações começam às dez e meia da noite, estando prevista a atuação dos djs Louizt, Johnny the Bass, Lvn, Miguel Henriques e Migue Martins. A entrada é livre.
Na aldeia de Pias, em Cinfães, realiza-se este sábado o tradicional “Enterro do Ano Velho”. A tradição, já com largas décadas, está de volta após uma pausa de três anos.
Dois bonecos feitos de palha são o centro das atenções nesta noite. Um deles representando o “Ano Velho” segue num caixão feito pela população e transportado por 4 elementos, o outro, representando o “Ano Novo” segue mesmo atrás.
Este ano o cortejo fúnebre terá início no Largo do Lodo pelas 22h00. De seguida, irá atravessar a aldeia até ao Parque de Lazer de Pias junto ao rio Bestança e irá voltar ao centro da aldeia, mais concretamente ao Largo da Cruz, onde à meia-noite se vai queimar o ano velho.
A aldeia despede-se assim do ano de 2022 e dá as boas-vindas a 2023 com um convívio nas ruas estreitas e acolhedoras tão típicas da região.