No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Incubadora do Centro Histórico de Viseu recebe esta sexta-feira (9 de setembro) o início da segunda temporada do festival de curtas-metragens short/age, que na última edição contou com 21 sessões com exibições de curtas-metragens, leituras de argumentos e um concerto.
A primeira sessão arranca a competição com “A Rapariga de Saturno”, uma curta-metragem de Gonçalo Almeida viajando as memórias da adolescência de um homem contadas de uma forma particularmente invulgar.
“Fora da Bouça” de Mário Veloso é outro filme exibido na noite de sexta e que também trata do tema da memória. A terminar a sessão, será exibido “Life On The Move” do realizador britânico Osbert Parker.
A sessão está marcada para as 22h00 no número 108 da Rua do Comércio com entrada gratuita e lotação limitada. As reservas podem ser feitas para o e-mail shortageonline@gmail.com ou para o site shortage.online/sessao22.
A nova temporada vai decorrer até fevereiro de 2023, sendo que estão planeadas quase uma dezena de sessões de competição, extensões de alguns dos mais reconhecidos festivais de curtas portuguesas, sessões de leitura e discussão de argumentos e a publicação de oito novos guiões.
O projeto short/age surge em 2020 “com a missão de mostrar o que de bom se faz no cinema curto em Portugal, acessível de qualquer lugar”, segundo a organização.
Em 2021, o short/age passa a ser também a marca de um festival internacional de cinema curto, com sessões presenciais em Viseu, onde o público pode assistir aos filmes, conversar com os autores presentes, discutir a escrita de guiões com os argumentistas e conhecer de perto a filmografia de realizadores consagrados.