exército ctoe força destacada
dolmén antelas 2
andre cunha
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Cultura » Filme português nomeado para os Óscares em exibição em Viseu

Filme português nomeado para os Óscares em exibição em Viseu

pub
 Filme português nomeado para os Óscares em exibição em Viseu - Jornal do Centro
16.02.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Filme português nomeado para os Óscares em exibição em Viseu - Jornal do Centro
16.02.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Filme português nomeado para os Óscares em exibição em Viseu - Jornal do Centro

O filme “Ice Merchants”, do realizador português João Gonzalez e que está nomeado para os Óscares, estreou esta quinta-feira (16 de fevereiro) no circuito de cinema comercial. Viseu – onde a película venceu o festival Vistacurta – é uma das cidades que vai exibir a curta-metragem de animação nos cinemas NOS do Forum.

A distribuidora Cinemundo refere, em comunicado, que a curta-metragem é disponibilizada em “mais de 30 cinemas de nove exibidores”, com a possibilidade de ver o filme em espaços de Norte a Sul do país, bem como nas ilhas.

“Ice Merchants”, com 14 minutos de duração, é o terceiro filme de João Gonzalez, tem produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido.

Já antes de ter sido nomeada para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, a película foi um dos grandes vencedores da última edição do festival Vistacurta, organizado pelo Cine Clube de Viseu.

O filme, sem diálogos, tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício. A partir daí, o realizador João Gonzalez desenvolveu a história de um pai e um filho, que produzem gelo na casa inóspita onde vivem, e de onde saltam todos os dias de paraquedas para o vender na aldeia, no sopé da montanha.

“Comecei este filme como filme de escola, comecei a fazê-lo no meu quarto pequeno de Londres, nunca imaginei que poderia tomar este tipo de proporções. Foi uma surpresa muito agradável. Foram dois anos de trabalho, é muito gratificante, obviamente, sermos valorizados”, recordou o realizador à agência Lusa em janeiro passado, quando foi nomeado para os Óscares.

“Ice Merchants”, que soma dezenas de prémios internacionais, é um dos filmes candidatos ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

João Gonzalez está atualmente em Los Angeles, Califórnia, para dar a conhecer o filme nas semanas que antecedem a cerimónia dos Óscares, a 12 de março.

Na segunda-feira passada, João Gonzalez e Bruno Caetano participaram no tradicional almoço e fotografia de grupo com os nomeados da edição deste ano dos Óscares.

De acordo com a Agência da Curta-Metragem, o calendário de exibições de “Ice Merchants” em contexto de festival continua a crescer: Este mês, o filme estará em dois festivais na Bélgica, em março vai estar no festival Monstra, em Lisboa, no South by Southwest, no Texas (EUA) e ainda nos Países Baixos, Canadá, França e Espanha.

Antes dos Óscares, no próximo dia 25 “Ice Merchants” ficará a saber se vence o prémio de melhor curta-metragem nos Annie, para o qual está nomeado nos Estados Unidos.

pub
 Filme português nomeado para os Óscares em exibição em Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Filme português nomeado para os Óscares em exibição em Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar