Em pleno coração de São Pedro do Sul, a aldeia de Covas…
A Farmácia Grão Vasco, em Viseu, vai além da simples dispensa de…
A Criaverde marcou presença na BTL 2025, transformando os stands com decorações…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Fonte da Sereia, em Tondela, foi vandalizada. A bica central, junto ao corpo da sereia, foi partida, o que obrigou os serviços da autarquia a remover parte da estrutura para evitar que o monumento fique ainda mais danificado.
O município afirma, em comunicado, que este é “um dos monumentos mais emblemáticos da cidade” e que está a “encetar todos os esforços especializados para que a Fonte da Sereia possa, em breve, ser admirada em todo o seu esplendor”.
Para minimizar os danos causados, “e evitar a queda dos fragmentos dentro do tanque, o que acentuaria os estragos verificados, os serviços municipais removeram a bica danificada para um local seguro”, afirma a autarquia.
Também a circulação de água teve de ser interrompida e “será reposta após a conclusão dos trabalhos de restauro do monumento”.
A Fonte da Sereia está localizada Avenida Tomaz Ribeiro e remonta ao século XIX. Da autoria do mestre pedreiro António de Sousa Leão, a estrutura faz alusão à lenda que está na origem do topónimo Tondela, e segundo a qual, durante a ocupação por parte dos mouros uma mulher vigiava o horizonte fazendo soar a trompa em caso de perigo iminente e ao “tom dela” toda a gente se congregava para defesa da povoação.