No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Junta de Freguesia de S. Joaninho, no concelho de Santa Comba Dão, lançou um programa de incentivos à natalidade com o objetivo de fixar jovens casais.
A autarquia vai oferecer 300 euros por bebé. Além disso, a Junta também vai construir um bloco residencial com habitação acessível e a custos controlados.
O presidente da Junta, Daniel Gonçalves, justifica a criação do novo programa de incentivos com o objetivo de “tentar cativar a fixação de jovens na nossa freguesia”.
“Nós sentimos que a população está cada vez mais envelhecida e há uma tendência para os mais jovens emigrarem e seguirem para as grandes metrópoles. E esta é uma forma de tentar cativar e fixá-los”, sustenta.
O autarca acrescenta que os 300 euros de apoio por criança deverão ser gastos no comércio local de Santa Comba Dão, “com despesas relacionadas com a criança”.
Daniel Gonçalves revela ainda que, a par desta medida, está a ser iniciado um projeto de blocos habitacionais com rendas apoiadas para os jovens casais terem melhores condições.
A iniciativa será possível porque, diz o autarca, a Junta tem terrenos “onde o PDM (plano diretor municipal) permite a construção de áreas urbanizáveis”.
“A nossa intenção é avançar com um loteamento para criar condições para que os mais novos se fixem por aqui. Estamos muito bem localizados, perto da Zona Industrial de Adiça, em Tondela, e do IP3. Facilmente nos colocamos entre Viseu e Coimbra”, acrescenta.
O presidente da Junta garante que este programa vai responder à “necessidade de haver terrenos para construção a preços acessíveis e controlados”.
“Queremos que o pessoal mais novo se sinta bem aqui e tenha alguma qualidade de vida”, conclui.