No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A GNR de Viseu deteve apenas duas pessoas por fogo posto na região durante os primeiros sete meses deste ano.
Os números foram facultados pela força policial ao Jornal do Centro esta segunda-feira (16 de agosto). No período homólogo de janeiro a julho de 2020, os militares tinham feito a detenção de nove pessoas pelo crime de incêndio florestal.
Também este ano, a GNR fez 154 ações de sensibilização em Viseu até 1 de agosto. Um número que é comparativamente menor face às 303 ações realizadas no ano passado.
Das 87 contraordenações por incumprimento efetuadas este ano, 38 foram no âmbito da gestão de combustível. O número de multas também é substancialmente menor, sendo que a GNR levantou um total de 369 contraordenações e 237 de gestão de combustível em 2020.
Numa nota enviada ao Jornal do Centro, a GNR de Viseu afirma que o atual contexto de pandemia “veio condicionar as ações de sensibilização presenciais, tendo em conta o cumprimento das normas emanadas” pela Direção-Geral da Saúde.
Mesmo assim, a Guarda garante que tem procurado “realizar ações de sensibilização, quer através das plataformas eletrónicas e dos meios de comunicação regionais, bem como o contacto pessoa a pessoa, sempre que as condições de segurança o permitam”.
A força de autoridade acrescenta ainda que os militares têm privilegiado no terreno a divulgação de informações sobre a “existência da obrigatoriedade do licenciamento para a realização das queimadas e da comunicação prévia para a realização das queimas, assim como de todo o procedimento e cuidados a terem aquando da utilização do fogo” e ainda os alertas sobre os “malefícios e prejuízos humanos e materiais que os incêndios acarretam”.
A nível nacional, a GNR já realizou ao longo deste ano 11.022 ações de sensibilização com um alcance de cerca de 45.473 pessoas.