No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A GNR vai realizar até ao final do ano a operação “Bom Caminho”, destinada aos peregrinos que percorrem o caminho de Santiago.
O Caminho Português do Interior, que começa em Viseu e percorre alguns concelhos da região como Castro Daire e Lamego, é um dos caminhos por onde a Guarda vai passar.
Em declarações ao Jornal do Centro, o relações públicas da GNR de Viseu, o tenente-coronel Adriano Resende, explica que esta operação pretende acompanhar mais de perto “os peregrinos que fazem os vários caminhos que levam a Santiago de Compostela”.
“Naturalmente que os caminhos acabam por confluir mais a Norte, mas o que é certo é que ao longo do nosso território temos caminhos que levam a Santiago”, frisa.
Segundo Adriano Resende, os militares vão estar “nos próprios caminhos, nos albergues e nas casas que servem de albergues aos peregrinos”.
“Vamos falar com eles, deixar conselhos sobre o percurso que estão a fazer e deixar-lhes os nossos contactos e ficarmos com os seus, se assim o entenderem, para que nos possam contactar em caso de alguma dificuldade e irmos ao encontro de resolvê-la”, acrescenta.
A GNR deixa também alguns conselhos para quem vai percorrer os caminhos que levam a Santiago de Compostela na Galiza.
“É importante que o peregrino faça o planeamento do percurso, evite desviar-se deles porque é nesses percursos que mais facilmente vamos ao encontro da sua dificuldade e, se possível, caminhar durante o dia porque facilita a segurança”, apela Adriano Resende.
O tenente-coronel recomenda também o uso do telemóvel com bateria “para que possamos contactar e para que o peregrino nos possa contactar eventualmente em caso de perigo para a vida e possamos acionar os meios para irmos ao encontro da sua dificuldade”.
A GNR recomenda igualmente que no trajeto os peregrinos circulem pelos passeios ou na ausência pelas bermas, que em grupo, caminhem em fila única, a não utilizar auscultadores durante o caminho e evitar o transporte de grandes quantidades de dinheiro.
A GNR adianta ainda que, nos períodos de maior afluência de peregrinos, em particular na Semana Santa e no período do Verão, realizar-se-ão patrulhas conjuntas com a Guardia Civil de Espanha.
A operação será feita em colaboração também com as GNR do Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real.