cavalhadas_vildemoinhos-9
Man in a suit standing and presenting to a panel of five seated people at a conference.
Bearded man in a beige robe stands on a tall wooden post structure, performing before a large outdoor audience.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Governo diz que distrito de Viseu terá 40 ME para 67 projetos na área social

Governo diz que distrito de Viseu terá 40 ME para 67 projetos na área social

pub
 Dínamo Clube Estação retoma a atividade presencial em segurança
31.08.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Dínamo Clube Estação retoma a atividade presencial em segurança
31.08.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Governo diz que distrito de Viseu terá 40 ME para 67 projetos na área social

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou hoje que o distrito de Viseu vai receber 40 milhões de euros (ME), dos programas PRR e PAS, para um total de 67 projetos na área social.

“No distrito de Viseu temos 40 milhões [de euros] de investimento em 67 projetos para diversas áreas da ação social, ou seja, 40 ME em investimento social em todas as respostas. É o maior investimento de sempre”, afirmou Ana Mendes Godinho.

O investimento, acrescentou a ministra, será concretizado “através de dois mecanismos de apoio, o PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e o PARES” (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.

Entre os “maiores investimentos” a realizar no distrito, informou à agência Lusa fonte do Ministério, está um em Viseu, no âmbito do PARES 3.0, “superior a 2,5 ME para 30 lugares num Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão [CACI] e 72 em lar residencial”.

Do PRR, destacou a fonte, está “um projeto em Tondela, superior a 1,7 ME que abrange 33 lugares em creche, 33 em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), 10 em Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e 20 em Centro de Dia (CD)”.

A governante falava aos jornalistas à saída de uma reunião com os 14 autarcas dos municípios que compõe a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e “os dirigentes máximos de diversos organismos” como o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Instituto de Segurança Social e a Inspeção de Trabalho.

Ana Mendes Godinho defendeu a “importância das visitas aos projetos e destes encontros” que vai fazer pelo país, em Viseu foi o primeiro, com todas as CIM, de forma a “auscultar os autarcas sobre os problemas existentes e partilhar medidas”.

Entre os problemas mais ouvidos, partilhou a ministra, está a “falta de recursos humanos” e, “a prioridade que assumem do ponto de vista social com os equipamentos para dar respostas” e a identificação do investimento social como uma área crítica e prioritária dos autarcas”.

A ministra quis ainda ouvir “um balanço da descentralização da ação social” que afirmou ter sido “muito positivo, com autarcas e Segurança Social a dizerem que há uma grande capacidade de articulação” entre a instituição e as autarquias.

Ana Mendes Godinho disse que a reunião também serviu para “partilhar medidas existentes de apoio” e que “alguns autarcas não conhecem, como aconteceu” na reunião em Viseu.

Neste sentido, destacou as medidas de “apoio à contratação de jovens que podem servir de instrumento para atrair talento ou investimento para os seus territórios” ou ainda “avisos do PRR a que as câmaras se podem candidatar”.

Neste caso, destacou os avisos “para as acessibilidades nos edifícios públicos e que as câmaras se podem candidatar” e “em relação à bolsa nacional de alojamento temporário”, por exemplo.

pub
 Dínamo Clube Estação retoma a atividade presencial em segurança

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Dínamo Clube Estação retoma a atividade presencial em segurança

Notícias relacionadas

Procurar