joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Governo promete “a seu tempo” novidades para a ligação Viseu/Coimbra

Governo promete “a seu tempo” novidades para a ligação Viseu/Coimbra

Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, falou sobre ligação Viseu/Coimbra e garantiu que “a novela do IP3 não continuará”. Anúncios foram feitos em resposta a questões lançadas pelo deputado do PS, José Rui Cruz, durante uma audição na Assembleia da República

Micaela Costa
 Governo promete “a seu tempo” novidades para a ligação Viseu/Coimbra
08.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Governo promete “a seu tempo” novidades para a ligação Viseu/Coimbra
08.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Governo promete “a seu tempo” novidades para a ligação Viseu/Coimbra

O governo vai anunciar “a seu tempo” a posição sobre o projeto final do IP3 e garantiu que Viseu e Coimbra estarão ligadas “de forma eficaz”.

A promessa foi feita esta quinta-feira (7 de novembro) na Assembleia da República durante a audição do ministro das Infraestruturas e Habitação, sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025.

Em resposta a questões feitas pelo deputado do Partido Socialista eleito pelo círculo de Viseu, José Rui Cruz, o ministro Miguel Pinto Luz disse ainda que a novela do IP3 “não continuará”.

“O IP3 tem sido uma novela. Não vou antecipar aquilo que vai ser a posição do governo sobre o IP3 final, mas em breve será pública a posição final sobre o IP3”, frisou.

Sem adiantar muito, o governante garantiu que esta ligação será feita de forma “eficaz”. “O que vos posso garantir é que não continuará a novela do IP3. Se chega se não chega, se conseguimos unir Coimbra a Viseu. Coimbra e Viseu estarão ligadas e ligadas de uma forma eficaz, para não adiantar mais do que aquilo que vamos anunciar a seu tempo”, afirmou o ministro.

Na audição, José Rui Cruz questionou sobre o IP3, “uma das obras mais importantes do país, que liga Viseu a Coimbra em autoestrada”.

“Sei que a primeira fase está adjudicada, perguntava o ponto de situação. A segunda e terceira fases desta empreitada, que será superior a 300 milhões de euros, para quando?”, perguntou.

A primeira fase a que o deputado se refere é a ligação entre Santa Comba Dão e Viseu, que está já adjudicada, já a segunda empreitada é referente à ligação Penacova-A1 e a terceira Penacova-Santa Comba Dão.

O tema da ligação Viseu/Coimbra tem sido recorrente e, em setembro, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, disse que ia apresentar novamente a solução de quatro vias para a ligação de Viseu a Coimbra numa reunião que com o ministro das Infraestruturas. Fernando Ruas dizia que não interessava qual a solução, desde que a ligação fosse feita sem estrangulamento, o que não acontece com a requalificação a que está a ser sujeito o IP3.

pub
 Governo promete “a seu tempo” novidades para a ligação Viseu/Coimbra

Outras notícias

pub
 Governo promete “a seu tempo” novidades para a ligação Viseu/Coimbra

Notícias relacionadas

Procurar