No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Grupo Visabeira comemora em janeiro os 200 anos da Vista Alegre, a icónica marca portuguesa de porcelana que foi adquirida pelo grupo de Viseu em 2009 e que está sediada em Ílhavo (distrito de Aveiro).
O aniversário será assinalado com um programa de comemorações que decorrerá nos dias 4 e 5 de janeiro no Lugar da Vista Alegre, onde tudo começou e onde ainda são produzidos os artigos da empresa. Os participantes poderão assistir à produção da primeira peça de 2024.
“Esta primeira etapa faz-se com uma jornada sensorial, única e original, sob o ponto de vista da primeira peça da Vista Alegre produzida em 2024. Durante esta experiência, é possível testemunhar tudo o que a peça ‘vê’ ao longo do percurso, desde a sua criação, passando por todas as fases de produção, manufatura e pintura, até ao momento em que emerge do forno e se revela ao mundo”, refere a Vista Alegre.
O programa começa às 20h00 do dia 4 com um jantar no Palácio dos Fundadores, no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.
A 5 de janeiro, o dia será marcado por uma visita à fábrica da Vista Alegre, onde quem participar nas comemorações poderá conhecer como as peças são feitas naquela unidade industrial. O início dos trabalhos na fábrica está marcado para as 08h00.
O programa segue com um pequeno-almoço junto ao Museu da Vista Alegre às 09h30, uma visita ao Museu e ao Lugar às 11h00 e um almoço no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, às 14h00.
Fundada em 1824, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal por iniciativa do seu fundador, José Ferreira Pinto Basto. O empresário apresentou uma petição ao rei D. João VI para erguer a fábrica em Ílhavo e o monarca autorizou o estabelecimento. Cinco anos depois da criação, a Vista Alegre recebeu o título de Real Fábrica.
Os primeiros períodos de laboração iniciaram-se com a produção do vidro e cerâmica “pó de pedra”, mas, em 1880, a Vista Alegre cessou a produção de vidro, tendo-se dedicado exclusivamente ao fabrico de porcelana. Desde então, a empresa tem produzido muitas peças que chegaram às casas dos portugueses. Em 2009, foi comprada pelo Grupo Visabeira.